O Dia Internacional da Juventude celebra-se no Sábado, dia 12 de Agosto, e o Município de Braga planeou e preparou um conjunto de iniciativas e actividades para que os jovens Bracarenses comemorem da melhor forma o dia que lhes é especialmente dedicado.

O Dia Internacional da Juventude foi consagrado por Resolução adoptada na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas de 17 de Dezembro de 1999, com o desígnio de reconhecer o papel fundamental dos jovens para o progresso da sociedade e o desenvolvimento sustentável. Este ano, a temática definida é “Competências Verdes para a Juventude: Rumo a um Mundo Sustentável”.

No Sábado, para assinalar o Dia Internacional da Juventude, os jovens Bracarenses (com idade até aos 30 anos) poderão entrar gratuitamente nas Piscinas Municipais da Rodovia e Parretas. Nas Piscinas Municipais, na parte da manhã, será dinamizado o Jogo da Sustentabilidade por jovens participantes no Programa de Voluntariado Jovem “Voluntaria-te”, sensibilizando e colocando o foco no tema deste ano. Da parte da tarde, as Piscinas contarão com animação com a presença de DJs.

Os Transportes Urbanos de Braga, uma vez mais, aliam-se aos festejos do Dia Internacional da Juventude, e, no sábado, todos os jovens até aos 30 anos poderão viajar gratuitamente em toda a rede dos TUB.

Também nas Praias Fluviais da Ponte do Bico, Adaúfe e Merelim São Paio se celebra o Dia Internacional da Juventude. Na Praia Fluvial da Ponte do Bico, durante o dia, marcará presença o Roadshow 2023 de divulgação, junto dos jovens, das oportunidades dos Programas Erasmus+ e Corpo Europeu de Solidariedade, por meio de dinâmicas de Educação Não Formal, promovido pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade. Nas Praias Fluviais de Adaúfe e Merelim São Paio, à tarde, será dinamizado o Jogo da Sustentabilidade por jovens voluntários, chamando a atenção e focando na prioridade do desenvolvimento sustentável.

As comemorações do Dia Internacional da Juventude, pelo segundo ano consecutivo, irão terminar, a partir das 18 horas, no Centro de Juventude de Braga, onde o Município, o Centro de Juventude, o IPDJ e a FAJUB levarão a efeito uma Sunset Party. Nesta festa, haverá lugar para a animação musical, a conversa (Conversas com Líderes Juvenis), ferramentas e actividades de Educação Não Formal (FAJUB e Corpo Europeu de Solidariedade), jogos e entretenimento.

Será um Dia Internacional da Juventude em cheio!