Projecto ‘Reactivity Braga’ desafia cidadãos a abraçar a mobilidade sustentável

O Município de Braga apresentou esta Quinta-feira, 10 de Agosto, o ´Reactivity Braga – Diversidade e Sustentabilidade’, um projecto que desafia os Bracarenses a optar por modos de transporte mais sustentáveis, inclusivos e amigos do ambiente. Em troca, os cidadãos acumulam pontos que podem trocar descontos no comércio local.

Este é um inovador projecto de mobilidade urbana intermodal promovido e apoiado pelo EIT Urban Mobility, contando ainda com a parceria dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) e da Associação Empresarial de Braga. O projecto assenta numa componente de remuneração e gamificação, sendo que os utilizadores são recompensados caso optem por se deslocar de transporte público, em bicicletas e trotinetes eléctricas ou a pé.

Esta abordagem torna a experiência de mobilidade mais atractiva e divertida, incentivando os cidadãos a adoptarem práticas de transporte mais conscientes e sustentáveis.

O projecto inicia-se esta Quinta-feira, dia 10 de Agosto, e terá a duração de três meses. Para participar nesta iniciativa, os Bracarenses terão de preencher o seguinte formulário: https://bit.ly/3OmOn4s.

O regulamento completo pode ser consultado aqui: https://bit.ly/3QBLMX0

Após aceitação da inscrição, os utilizadores terão acesso a uma plataforma online onde podem acompanhar o seu desempenho, consultar os pontos acumulados e verificar o seu contributo para uma mobilidade mais sustentável em Braga.

Na conferência de imprensa de apresentação do projecto, Olga Pereira, vereadora do Município de Braga e presidente do Conselho de Administração dos TUB, afirmou que este é mais um projecto que procura mudar os hábitos dos Bracarenses no que à mobilidade sustentável diz respeito.

“O Reactivity Braga surge na sequência do Bicification, um outro projecto que desenvolvemos no ano passado e que teve resultados muito positivos que nos motivaram a fazer uma nova candidatura e a avançar com este novo projecto que tem como parceiro os TUB. O autocarro é, assim, a espinha dorsal do Reactivity, que é também complementado com deslocações a pé, de bicicleta ou de trotinete”, explicou Olga Pereira.

De referir que o Reactivity tem a participação da cidade italiana de Lecce e das empresas Pinbike e TIM – Telecom Itália, assim como da instituição de ensino superior sueca KTH.

Mais informações em: https://www.reactivity-eit.eu/.