Treinador garante motivação total na última jornada frente ao Rio Ave e vai apostar em jovens da formação

O Gil Vicente fecha a temporada esta sexta-feira frente ao Rio Ave, e apesar do jogo já não ter implicações classificativas diretas, o treinador César Peixoto garante que a equipa vai entrar em campo com ambição de vencer.

“É importante estarmos ligados a um jogo que não vai ser fácil, apesar de já não contar para nada. Mas estão três pontos em disputa e temos que ter esse ADN: sempre que é para competir é para tentar ganhar”, afirmou o técnico na conferência de imprensa de antevisão à 34.ª e última jornada da I Liga.

Apesar da manutenção assegurada, Peixoto lembrou que o Gil Vicente ainda pode subir ao 12.º lugar, caso vença e Nacional e Arouca percam os respetivos jogos. A formação de Barcelos ocupa atualmente o 14.º posto com 33 pontos.

Reconhecendo que “é normal algum relaxamento” nesta fase, o treinador sublinha a importância de manter o espírito competitivo, mesmo em jogos sem pressão classificativa: “Temos que apelar ao orgulho e ao espírito da equipa, para que queiram competir e aprendam a fazê-lo mesmo que seja ‘a feijões’. Temos que incutir isso, de não se gostar de perder.”

Com a permanência confirmada para a próxima época, César Peixoto reforçou a ideia de manter um ADN de trabalho, esforço e conquista. “Queremos ter uma cultura de competitividade interna para depois sermos competitivos seja contra quem for, sem receio.”

O treinador anunciou ainda que irá dar minutos a jovens da formação, aproveitando algumas ausências por lesão. Os sub-23 Diogo Costa (defesa-central), Gui Beleza (médio) e Rodrigo Rodrigues (extremo) foram chamados para o último jogo da temporada.

O encontro entre Rio Ave (10.º, com 37 pontos) e Gil Vicente está marcado para as 19:00 desta sexta-feira, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, e será arbitrado por Bruno Vieira, da AF Lisboa.