Não queremos apontar um número específico, mas ficar algum tempo sem praticar sexo pode trazer várias consequências para a saúde. Palavra de ciência!

Se já se perguntou o que acontece ao corpo quando para de fazer sexo por algum tempo, apontamos-lhe três efeitos colaterais:

  1. Sem sexo, ficará mais stressado

Quando pratica sexo, o seu cérebro liberta muitas hormonas relacionadas com o humor, entre as quais a dopamina. Falamos do neurotransmissor responsável “por se sentir bem”, com prazer; também a ocitocina é estimulada, o que nos faz sentir mais próximo dos outros; por último, a prolactina, hormona responsável por sentimentos de satisfação. Depois de atingir o orgasmo, o seu sistema nervoso parassimpático ativa e acalma o corpo, o que resulta no sentimento de ‘felicidade’. Se não anda a praticar sexo, nenhuma destas questões hormonais terá o seu momento.

  1. Sem sexo, o sistema imunológico pode enfraquecer

Teve um resfriado forte nos últimos tempos? Pode parecer um mito urbano, mas a ação regular entre os lençóis dá um impulso ao sistema imunológico.

De acordo com um estudo realizado na Pensilvânia, estudantes universitários que faziam sexo uma ou duas vezes por semana tinham níveis mais altos de imunoglobulina A, anticorpo que combate o frio, em comparação com quem não o fazia.

  1. Sem sexo, aumenta o risco de cancro de próstata

Um estudo de Harvard, analisou uma amostra de quase 30.000 homens e concluiu que aqueles que ejaculavam mais de 21 vezes por mês eram menos propensos a ser diagnosticados com cancro de próstata. Tal foi concluído em comparação com aqueles que ejaculavam apenas quatro a sete vezes por mês.

Artigo via Men’s Health América Latina