Após 21 dias no Atlântico, Greta Thunberg atraca em Lisboa

A jovem vai ser recebida na Doca de Santo Amaro pelo presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e por jovens ativistas portugueses.

Greta Thunberg, a jovem sueca de 16 anos, que se tornou numa das vozes mais conhecidas na defesa do ambiente e que inspira milhares de jovens (e não só) por todo o mundo – tendo estado na origem das greves climáticas à escala global –  está prestes a atracar em Lisboa. 

Chega a bordo do La Vagabonde, um catamarã que pertence ao casal australiano Riley Whitelum e Elayna Carausu. Os dois — e o filho de 11 meses — dedicam-se a viajar pelo mundo através de doações feitas numa página de crowdfunding. Greta está ainda acompanhada pelo pai, Svante Thunberg, e pela marinheira Nikki Henderson.

As primeiras palavras de Greta Thunberg

“Em primeiro lugar quero agradecer a todos por estarem aqui a receberem-se. É ótimo ser recebido assim”, começa por dizer a pequena ativista Greta Thunberg. Continua a agradecer aos companheiros de viagem e a todos os que a receberam e ajudaram durante o percurso.

“É uma honra ter chegado à bela Lisboa e a Portugal e depois de estar isolada durante 3 semanas sinto-me relaxada de certa forma”, continuou.

A jovem deu ainda conta de que “é fantástico voltar à Europa, sinto-me em casa outra vez”, 

“Esta viagem tem sido ótima, precisávamos de tempo de descontração para pensar, especialmente eu para pensar em tudo o que tem acontecido. Sinto-me com energia para continuar”, rematou.