Estudo americano aponta um efeito curioso do toxoplasma gondii.

À primeira vista, a hipótese de haver relação entre o facto de ter um gato e a capacidade de arriscar nos negócios só cabe num ensaio de ficção científica. Mas um estudo da Proceedings of the Royal Society B vem mostrar o contrário.

A culpa é do toxoplasma gondii, um parasita unicelular disseminado pelos felinos, que pode afetar o comportamento de risco de uma pessoa.

Foi essa a conclusão de um estudo feito nos Estados Unidos, a quase 1300 estudantes: os que foram expostos ao parasita tinham 1,7 vezes mais hipóteses de se especializarem nos negócios.

Por outro lado, um exame de bancos de dados de 42 países revelou que a prevalência da infeção era “um preditor positivo e consistente da atividade empreendedora”.

“Populações com infeção T gondii mais alta têm maiores intenções de iniciar um negócio e níveis mais altos de comportamentos empreendedores ativos. E os países com maior prevalência de T gondii geralmente têm uma fração menor de entrevistados a citar o ‘medo do fracasso’ como fator que os impedia de iniciar uma empresa relacionada aos negócios”, esclareceu a investigadora Stefanie Johnson, da Leeds School of Business, na Universidade do Colorado.

Segundo a revista Scientific American, cerca de uma em cada três pessoas é portadora deste parasita.