O judoca Jorge Fonseca conquistou a primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O português venceu o canadiano Shady Elnahas e garantiu o bronze.

Esta manhã, o bicampeão mundial e número dois do ranking na categoria de -100kg tinha perdido a chance de chegar à final, depois de perder um combate difícil e disputado com o sul-coreano Cho Guham por waza-ari, a 15 segundos do fim.

Mas o quarto combate do dia de Jorge Fonseca trouxe finalmente a medalha tão ansiada e Portugal tem já um bronze na contabilidade de Tóquio.

Judoca português juntou a medalha de bronze aos dois títulos de campeão mundial, o segundo dos quais conquistado já este ano, e deu a Portugal a primeira medalha em Tóquio 2020 e o terceiro pódio Olímpico ao judo.

Jorge Fonseca conquistou esta quinta-feira a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio ao bater por waza-ari o canadiano Shady Elnahas.“Foi saboroso, mas queria mais. Trabalhei para o ouro, trabalhei bastante, mas consegui o bronze. Agora é trabalhar para o próximo”, afirmou à RTP. É a 25.ª medalha Olímpica de Portugal em 100 anos, a terceira do judo, depois de Nuno Delgado (Sidnei 2000) e Telma Monteiro (Rio 2016) e a primeira de Portugal em Tóquio 2020.

“Queria tanto esta medalha e não sabia o que fazer, estava desesperado. Vou trabalhar para ir buscar o dedo a Paris”, acrescentou, assumindo que nas meias-finais sentiu cãibras, algo que lhe acontece quando está nervoso. “Sou bicampeão do mundo, eu trabalho para o ouro, não para o bronze. Vou trabalhar para o ouro em Paris”, reiterou, tendo dedicado a medalha à Adidas e à Puma, que terão rejeitado patrocinar o judoca.