Em simultâneo o IPVC está presente nas feiras do ensino que decorrem nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador da Baía, Belo Horizonte e Curitiba

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo está a participar, desde o início da semana, naquela que é considerada a maior ação externa de promoção do ensino superior politécnico português no exterior. A missão, a decorrer durante o Salão do Estudante, é liderada pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e inclui um grande número de visitas a instituições de ensino brasileiras, atividades diplomáticas e ações de trabalho em rede. A missão prolonga-se até ao próximo dia 24 e abrange as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador da Baía, Belo Horizonte e Curitiba.

Esta segunda-feira, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) reforçou o acordo de Mobilidade Académica que estabeleceu com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), no Brasil.

Ana Paula Vale, Vice-Presidente do IPVC e Coordenadora Institucional para a Cooperação internacional, visitou a reitoria do IFPR em Curitiba e o Campus Paranaguá, onde também proferiu uma palestra a estudantes de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade e a estudantes dos cursos de graduação.

“A visita da professora Ana Paula e a parceria com o IPVC representam um importante diálogo para o IFPR Campus Paranaguá para a articulação de possibilidades de mobilidade académica dos nossos estudantes”, refere Mateus das Neves Gomes, Diretor do Campus Paranaguá − IFPR.

A Vice-Presidente do IPVC reuniu-se com o diretor do Campus Mateus das Neves Gomes, com o assessor de Relações Internacionais Cleber Serafin, com o coordenador Adjunto do PPGCTS Everaldo dos Santos e com o coordenador do NIT Leandro Ângelo Pereira. Nesta reunião foram discutidas e alinhadas possibilidades e oportunidades de mobilidade académica entre as duas instituições.

Já em setembro passado, uma comitiva do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade do Campus Paranaguá tinha participado num programa de intercâmbio internacional com o Politécnico de Viana do Castelo, que privilegiou, sobretudo, a visita às suas seis escolas superiores no distrito de Viana do Castelo, onde tiveram a oportunidade de conhecer as instalações, laboratórios, e conhecer um pouco mais da oferta formativa da instituição.

O Instituto Federal do Paraná é uma instituição pública federal brasileira de ensino. Abrange educação superior, básica e profissional, e é especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.

A missão no Brasil contempla ainda a visita a diversos Institutos Federais Brasileiros, com os quais o IPVC tem acordos de mobilidade académica.

Ana Paula Vale, tem ainda na agenda uma série de encontros de trabalho com diversas instituições onde um dos pontos passa pelo entendimento sobre a possível criação de duplas titulações em diversas áreas de formação do IPVC.