Este ano a apresentadora vai deixar alguns programas a cargo de Cláudio Ramos e vai para a rua fazer reportagem. Mais um “tiro” na TVI.

É a grande novidade de “O Programa da Cristina” para 2020: a apresentadora vai sair de casa e passar mais tempo na rua, em reportagens gravadas ou em direto e, neste último caso, o formato ficará a cargo de Cláudio Ramos, como já acontece quando Cristina Ferreira está de férias.

A novidade foi dada à N-TV por Daniel Oliveira, diretor-geral de Entretenimento da SIC, durante a comemoração do primeiro ano do formato. “As reportagens vão mesmo acontecer. Todas as tentativas de ter conteúdos diferentes são uma boa aposta para surpreender. Só é preciso ter em atenção a logística do programa e coordená-la bem quando a Cristina estiver fora de estúdio, por exemplo em gravações”.

Uma novidade e mais uma preocupação para a TVI, que mandou Maria Cerqueira Gomes voltar a casa no início do ano, abandonar o “Você na TV!” e fazer reportagem no Porto.

Nesta terça-feira, a profissional da SIC esteve entre as 10 da manhã e as sete da tarde praticamente sempre em direto. Afinal, trata-se do primeiro aniversário do programa que bateu a concorrência, com médias diárias de 400 mil telespectadores e picos de 850 mil. É obra. E “é obra” é o que parece pensar o cantor Diogo Piçarra, que, gentilmente, abre e segura a porta do estúdio não a uma, não a duas, mas a 70 pessoas (!). Suspira quando o nosso site entra e deseja “bom ano” à nossa reportagem.

Diogo foi um dos convidados especiais do dia, mas o humorista Ricardo Araújo Pereira e a atriz Sara Matos também por lá passaram. Dentro do estúdio, as profissionais da limpeza já não pedem fotos com a estrela maior, limitam se a guardar o bolo de aniversário que Cristina, Cláudio Ramos e a Chef Joana Barroso degustaram. Mais ansioso por uma foto está um casal do Porto, que apronta a selfie e diz que ao vivo “a Cristina Ferreira é muito mais magrinha”. “A sério?” Ela agradece e sorri.

Entre o amontoado de câmaras e fotógrafos que metem na hora as imagens nas redes sociais da apresentadora, Cristina Ferreira reserva seis minutos para falar com a nossa reportagem. Justo: afinal, foram mais de oito horas em direto e depois do site ainda há um anúncio para gravar com troca de roupa incluída.

“Hoje não estava cansada porque muitas vezes na minha casa tenho lá pessoas o dia todo. O balanço é muito melhor do que eu imaginava. Tivemos momentos mais densos, sobre o cancro, mas mais leves com as cantorias”, diz, sobre o primeiro aniversário.

No final, depois de ter dado o prémio de 100 mil euros, Cristina Ferreira lembrou Jorge Gabriel, Sónia Araújo, Maria Cerqueira Gomes e Manuel Luís Goucha, a dupla de profissionais do “Praça da Alegria” (RTP) e do “Você na TV!” (TVI). Ao nosso site justifica: “Estamos juntos na mesma batalha, isto não é uma guerra. Dou mais valor ao que eles fazem, porque eu venho para aqui feliz…”

Ao longo destes nove meses Cláudio Ramos foi o “vizinho”, o fiel escudeiro, que ontem estava mais nervoso do que nunca”. Revela que Cristina Ferreira é “generosa”, ao ponto de o ter deixado crescer “sem medo que lhe tirasse o seu espaço”.

De Cristina só “teve medo uma vez”, quando a surpreendeu com “a visita de Dolores Aveiro”. “Ela não gosta de surpresas e tive medo que a notícia vazasse nas revistas. Depois pensei: ‘será que a Cristina vai achar que é alguém disfarçado?” O momento foi um sucesso e a anfitriã não se aborreceu.

Mas a apresentadora não nega o controlo: “Só de imaginar que alguém está a pensar algo que não estou a par… o que vale é que eles têm medo de mim…”, diz, na brincadeira.

E o programa estava acabado. Por esta altura já Diogo Piçarra não segurava a porta. Afinal, as luzes do estúdio já se tinham apagado e não ha artista que resista a um palco às escuras…