O Sporting Clube de Braga levou hoje a melhor na luta pelo terceiro lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao superiorizar-se em casa ao Sporting por 1-0, no jogo grande da 19.ª jornada do campeonato.

O Sporting Clube de Braga levou hoje a melhor na luta pelo terceiro lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao superiorizar-se em casa ao Sporting por 1-0, no jogo grande da 19.ª jornada do campeonato.

Um golo de Trincão (76 minutos), que esta semana foi contratado pelo FC Barcelona por 31 milhões de euros, foi suficiente para os bracarenses assegurarem os três pontos e o terceiro posto no campeonato.

O Sporting Clube de Braga tem agora 33 pontos, mais um do que Sporting e Famalicão, que são, respetivamente, quarto e quinto numa classificação liderada pelo Benfica, com 54.

Declarações de Rúben Amorim, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo (1-0) frente ao Sporting:

“Queríamos esta sequência de vitórias, mas era algo muito difícil de conseguir. No jogo de hoje, o Silas foi bastante inteligente na abordagem e tivemos dificuldades. Custou-nos a ‘encaixar’ no jogo, até pelo desgaste da nossa equipa.

O Sporting teve vantagem na construção, mas nós [tivemos] na transição, com o Galeno. Na segunda parte, entrámos mal, mas depois fomos melhores e ganhámos. Na parte final, já não havia tática, havia jogadores de rastos, mas esta série de vitórias ajuda a equipa nos momentos de sofrimento. Alguns precisam de descansar.

Em relação ao nosso sistema, as equipas vão-nos vendo. O Sporting teve mais tempo para preparar o jogo. Eu não sabia que o Sporting ia jogar assim. Mas, nas transições, se não tivéssemos falhado tanto no último passe, poderíamos ter conseguido mais golos. No final, foi um resultado justo.

O objetivo claro é [para já] vencer o Gil Vicente [e não manter o terceiro lugar]. Antes do jogo, estávamos no quinto lugar.

O Galeno é um jogador com características específicas, que gosta de jogar à linha. Se eu o colocasse sempre a defesa esquerdo, ia perdê-lo. As adaptações podem custar a carreira de um jogador. Mas quando for preciso, pode ter de desempenhar a posição. Hoje, o Galeno defendeu melhor do que atacou. Isso prova o empenho dele. As vitórias ajudam muito. Caso aconteça algum azar lá para a frente, espero que os jogadores estejam preparados para isso”.

Declarações de Silas, treinador do Sporting, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (1-0) frente ao Sp. Braga:

[Muitos amarelos] «Na primeira parte foram logo cinco amarelos. Aos 50 minutos já tínhamos a defesa toda amarelada e tive de fazer uma alteração, tirando o Acuna, porque com a defesa toda amarelada a qualquer toque vinha-se para a rua. Não somos uma equipa violenta. Num jogo em que há muito homem a homem, ter a linha defensiva toda amarelada, acho que tem de haver mais bom senso porque três dos amarelos nem sequer foram por faltas. Foi um jogo ao rubro, o árbitro devia saber isso e saber o tipo de jogo que é, e ter mais bom senso. Cinco cartões amarelos na primeira parte e três deles por falar obviamente que acaba por nos retrair. Fomos agressivos como Braga foi, sem ser na maldade, pelo que isso acabou por nos penalizar».

Nestes jogos é difícil controlar. O Jorge Sousa é um grande árbitro, não teve influência nos resultados. Mas tem de haver mais bom senso. Os jogadores têm de conhecer o árbitro, mas estávamos a jogar contra o Braga, com todos os jogadores no limite e os árbitros têm de ter mais paciência. Excedo-me uma vez e o árbitro não perde nada em avisar primeiro. Por exemplo o Luís Neto leva amarelo ao intervalo porquê? O Galeno não fez nada? Acho que o árbitro deveria ter um pouco mais de bom senso e de calma. Naturalmente que os jogadores estão revoltados, sentiram que por qualquer coisa era fácil levar amarelo. Acabam por encarar o jogo de forma diferente. Não acho que seja fácil de respeito, acho para o Sporting o árbitro estava com um ímpeto diferente. O jogo não foi violento».

Trincão, jogador do Sp. Braga, em declarações na zona de entrevistas rápidas da Sport Tv, após a vitória dos arsenalistas sobre o Sporting, que valeu a subida ao terceiro lugar da Liga.

«É um sentimento muito bom. Conseguimos ganhar, que era o mais importante, sabendo a dificuldade deste jogo.»

[recuperação na classificação]

«Estávamos focados em ganhar cada jogo e é isso que continuamos a fazer. Estamos em terceiro pelo que temos feito e o mais importante é dar uma alegria a estes adeptos.»

[sobre a mudança para o Barcelona, que vai acontecer no final da época]

«Ainda não penso nisso. Vou ser sempre o mesmo, a dar o melhor, isso [a mudança para o Barcelona] não importa agora.»

[sobre a cláusula de rescisão de 500 milhões de euros]

«Não penso nisso nem no futuro. Estou apenas focado no Sp. Braga.»

Veja aqui os melhores momentos da partida desta tarde