As temperaturas ultrapassam os 30 graus, mas sem um lençol que lhes cubra o corpo, há quem não consiga dormir. Entenda o fenómeno.
e se revê na situação saiba que não é o único e a ciência explica o caso. Tem tudo a ver com a sua temperatura corporal: quando nos deitamos e preparamos para dormir, a temperatura corporal baixa uns graus, é por isso que depois de um primeiro período, sentimos frio, e consequentemente a carência de um lençol ou… de um cobertor.
É Francisco Javier Puertas quem explica o fenómeno. O membro da Sociedade Espanhola de Sono diz que muitos são os que o comprovam, e é principalmente nas mãos e pés que o sentem, razão pela qual há quem não consiga dormir sem umas meias nos pés.
Numa mesma cama e na mesma noite, é bastante comum que duas pessoas sintam o calor de maneira diferente, isto porque a perceção da diminuição da temperatura acontece a nível corporal e não ambiental. É pois uma questão de metabolismo, sendo mais comum que sejam as mulheres as mais sensíveis.
Por fim, o especialista explica que usar lençol tem também um papel quase cultural, como algo que faz parte de um ritual. “É algo a que estamos acostumados”, conclui.