Jovens guerreiros ficam pelo caminho após emocionante confronto decidido nas grandes penalidades.

O SC Braga foi hoje eliminado dos quartos de final da Youth League de futebol pelo AC Milan, nos penáltis (4-2, após 2-2 no tempo regulamentar), em Itália, encerrando assim a sua época de estreia na competição sem sofrer derrotas.

A equipa portuguesa forçou o desempate por penáltis com o golo do empate a 2-2 alcançado aos 90+4 minutos, através de um desvio de cabeça de Rúben Furtado, mas nos remates da marca dos 11 metros falhou dois, contra apenas um dos italianos.

O AC Milan, semifinalista da edição de 2022/23, adiantou-se no marcador por Diogo Sia (1-0), aos 24 minutos, após o guarda-redes português João Carvalho ter defendido uma grande penalidade aos 12 minutos e João Vasconcelos, aos 16, ter rematado à trave.

Mais perigoso e rematador, com oportunidades protagonizadas por João Vasconcelos, Nuno Matos, Jonatás Nuno, Diego Rodrigues e Dinis Rodrigues, o Braga chegou ao intervalo a perder por 1-0, mas mais perto do empate do que o AC Milan de ampliar a vantagem.

A segunda parte iniciou-se com os ‘arsenalistas’ instalados no meio-campo adversário, na tentativa de chegar ao empate, e duas bolas nos postes de cada uma das balizas, por Diego Sia, aos 51 minutos, e Rúben Furtado, aos 59.

Com todo o mérito, o Braga empatou a 1-1 através de Dinis Rodrigues, aos 66 minutos, após um cruzamento milimétrico de Rúben Furtado, mas o AC Milan voltou à liderança por 2-1, por Kevin Zeroli, aos 71, com um toque de calcanhar.

Os minutos finais do jogo foram frenéticos, com duas expulsões no banco dos ‘guerreiros’, e com o Braga a chegar à igualdade por Rúben Furtado, aos 90+4 minutos, obrigando ao desempate por penáltis.


Nas grandes penalidades, o AC Milan foi mais eficaz e converteu quatro, com o seu guarda-redes francês Noah Raveyre a defender duas, enquanto o SC Braga apenas converteu duas e João Carvalho defendeu uma.

Assim, o Braga falhou a oportunidade de se juntar ao FC Porto nos quartos de final da Youth League (Sub-19), enquanto o AC Milan enfrentará o vencedor do confronto entre o Real Madrid e o Leipzig.

A estreante equipa do Braga foi eliminada da competição sem perder qualquer jogo, depois de ter terminado na segunda posição do Grupo C, atrás do Real Madrid, e de ter eliminado no ‘play-off’ o Partizan, na Sérvia, com uma vitória por 2-0.

Resultados

– Terça-feira, 27 fev:

AZ Alkmaar (Hol) – (+) FC Porto (Por), 1-1 (3-4 gp)

Zilina (Svq) – (+) Copenhaga (Din), 1-1 (2-4 gp)

(+) Mainz (Ale) – Manchester City (Ing), 2-1

– Quarta-feira, 28 fev:

(+) Olympiacos (Gre) – Lens (Fra), 2-2 (4-2 gp)

(+) AC Milan (Ita) – Braga (Por), 2-2 (4-2 gp)

Salzburgo (Aut) – Nantes (Fra), 14:00

Bayern Munique (Ale) – Feyenoord (Hol), 15:00

Real Madrid (Esp) – Leipzig (Ale), 17:00

(+): Apurado para os quartos de final.

Calendário dos quartos de final (12 e 13 de mar)

Jogo 1: Mainz (Ale) – FC Porto (Por)

Jogo 2: Salzburgo (Aut)/Nantes (Fra) – Copenhaga (Din)

Jogo 3: Bayern Munique (Ale)/Feyenoord (Hol) – Olympiacos (Gre)

Jogo 4: AC Milan (Ita) – Real Madrid (Esp) – Leipzig (Ale)

– Programa das meias-finais:

Vencedor do Jogo 3 – Vencedor do Jogo 2

Vencedor do Jogo 1 – Vencedor do Jogo 4