Estudantes da cidade mostram conhecimento e soluções inovadoras para os desafios de transporte nas áreas urbanas.

Três escolas participaram na iniciativa europeia “SharedGreenDeal”

Braga foi uma das quatro cidades europeias selecionadas para integrar o “SharedGreenDeal”, uma iniciativa europeia que visou a criação de um laboratório de mobilidade urbana em contexto escolar e que envolveu três escolas.

O projeto, realizado em três fases, consistiu na realização de fóruns que contaram com a participação de alunos, professores e encarregados de educação da Escola Secundária D. Maria II, da EB 2, 3 André Soares e EB 2,3 de Lamaçães.

O último fórum do projeto teve lugar esta quarta-feira, na Escola D. Maria II, com a presença de Olga Pereira, vereadora responsável pelo pelouro da Mobilidade, de representantes da Polícia Municipal e da Polícia de Segurança Pública. A sessão começou, contudo, na EB 2,3 de Lamaçães com uma exposição e com a realização de um percurso de bicicleta entre as três escolas participantes.

O “SharedGreenDeal”, que conta ainda com a participação das cidades de Sófia (Bulgária), Galway (Irlanda) e Panevėžys (Lituânia), teve como principal objetivo a “aceleração da mudança nos comportamentos de mobilidade no contexto das viagens escolares”.

Para tal, foram definidos os seguintes objetivos específicos, nomeadamente a “capacitação dos jovens para a participação nos processos de elaboração das políticas de planeamento; a formulação de recomendações políticas e estratégias em prol dos modos de deslocação sustentáveis, a cocriação de soluções específicas adaptadas ao contexto de cada escola, e a sensibilização para a aceitação pública e social da mobilidade escolar sustentável”.

O projeto desenvolveu-se ao longo de três fases estruturadas num total de oito fóruns. Numa primeira fase de diagnóstico, debateram-se os comportamentos, atitudes e problemas relacionados com a mobilidade escolar e o espaço público na envolvente às escolas.

Nas fases seguintes foram sistematizadas algumas soluções e propostas de melhoria. No âmbito das diversas atividades realizadas foi dinamizado um ‘workshop’ onde os participantes tiveram a oportunidade de construir e experimentar um periscópio com o objetivo de “ver a cidade pelos olhos de uma criança”.