Representantes dos docentes garante que as listas de colocação dos professores foram divulgadas demasiado “tarde”.

As listas das colocações dos professores foram divulgadas esta quinta-feira algo que, apesar do Ministério da Educação ter sublinhado que tal aconteceu “dentro do calendário previsto”, a Federação Nacional dos Professores [Fenprof] acusa de ser um lançamento “tardio” e que constitui “um profundo desrespeito pelos professores e pelas suas famílias”.

Para o sindicato, devido ao atraso de cinco dias, em comparação com o lançamento das listas de colocações do ano passado, que aconteceram no dia 25 de agosto, os docentes ficam com “apenas um dia útil para refazerem toda uma vida, em muitos casos, a centenas de quilómetros das suas residências familiares”.

Num comunicado enviado à Agência Lusa, a Fenprof sublinha ainda que, tendo em consideração o número de candidatos ao concurso externo, “manter-se-ão no desemprego, para já, mais de 30 mil professores e educadores”.

Recorde-se que, horas antes da divulgação da lista de colocação dos professores, Mário Nogueira tinha anunciado uma manifestação para 5 de outubro, com a greve a acontecer em data a acordar com outras estruturas sindicais, com as quais se reúne já na sexta-feira.