As transferências imediatas de dinheiro em Portugal já são possíveis desde esta terça-feira entre quaisquer contas desde que os bancos sejam aderentes deste sistema, divulgou hoje o Banco de Portugal.

Este sistema, regulado pelo Banco de Portugal e com plataforma da SIBS, permite que as transferências demorem no máximo dez segundos, em vez de pelo menos um dia, o que até aqui só era possível através do serviço MB Way. Em cada operação podem ser transferidos até 15 mil euros.

A adesão ao sistema é voluntária por parte dos bancos, pelo que há alguns que ainda não oferecem o serviço.

Este serviço de transferências imediatas não está disponível nas caixas automáticas Multibanco.

A Lusa contactou hoje os maiores bancos para saber se disponibilizam o serviço, em que canais (presenciais ou digitais, portal do banco ou ‘homebanking’) e o valor que cada um cobrará pelo serviço.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) ainda não tem este serviço disponível. Fonte oficial do banco público disse que este “está a trabalhar uma solução de pagamentos imediatos” e que comunicará aos clientes “logo que ela estiver operacionalizada”.

O Santander Totta informou que “já disponibiliza o serviço de transferências imediatas” e que “os clientes já podem iniciar este tipo de pagamentos em qualquer dos canais oferecidos pelo Santander”. o banco não informa dos custos.