Rafa Soares, André André, João Carlos Teixeira e ainda o empréstimo de Osorio
O Vitória de Guimarães abdicou da mais-valia de uma eventual venda do avançado Marega, do FC Porto, para garantir metade dos passes e contratar Rafa Soares, André André e João Carlos Teixeira.
Após o final da época 2016/17, na qual Marega jogou em Guimarães cedido pelos ‘dragões’, os vitorianos ficaram com uma percentagem da mais-valia de uma eventual transferência do dianteiro – diferença entre o valor da venda e o valor pago pelo FC Porto ao Marítimo -, mas utilizaram esse ‘trunfo’ para garantir, já nesta época, os três jogadores ex-FC Porto e ainda o empréstimo do central Osorio.
«O Vitória SAD chegou também a acordo com o FC Porto SAD para a cedência dos direitos sobre as possíveis mais-valias do atleta Marega, em troca da aquisição de 50% dos direitos económicos e de 100% dos direitos desportivos dos atletas André André, Rafa Soares e João Carlos Teixeira. Também o empréstimo do atleta Osorio é consequência direta deste acordo», lê-se no relatório e contas da SAD para a época 2017/18, publicado hoje no sítio oficial dos vitorianos.
No mesmo documento, lê-se ainda que a venda de Bruno Gaspar, atualmente no Sporting, foi o jogador que mais rendeu aos vitorianos (2,8 milhões de euros), no início da época passada, a render 1,9 milhões, e a compensação da ida para o Sporting a render um milhão.
O Vitória de Guimarães arrecadou ainda 2,1 milhões com a transferência do lateral Ricardo Pereira do FC Porto para o Leicester, de Inglaterra, 1,7 milhões com a venda do central Josué ao Anderlecht, da Bélgica, e 1,4 milhões com a venda de Zungu, ao Amiens (França).