O evento Cidades para Excelência realiza-se em Bruxelas, nos dias 11 e 12 de outubro, durante a Semana Europeia de Regiões e Cidades, com representações permanentes da Lituânia e de Portugal para a União Europeia.

Guimarães encara esta oportunidade para criar uma rede de cooperação com cidades como Bilbau (Espanha), Brno (República Checa), Helsínquia (Finlândia), Sønderborg (Dinamarca), Viena (Áustria) e Vilnius (Lituânia) por forma a conhecer as melhores práticas sobre as Cidades e Governação Urbana Inteligente e Inovadora.

Este evento visa ainda conhecer, em primeira mão, as apresentações da Comissão Europeia, que abrirá e encerrará a sessão plenária, na sexta-feira, 12 de outubro.

Complementarmente estarão também previstas as Intervenções das redes ERRIN, EUROCTITES, CARTIF, GAIA, VITO e da Universidade de Vilnius (VGTU), da Universidade do Minho e da Universidade de Wolverhampton, tornando este evento a oportunidade única de ligação em rede para novos projetos H2020 e parcerias estratégicas para o FP9/Horizon Europe for Cities for Excellence.