Árvores caídas, estruturas danificadas, estradas cortadas e várias casas sem luz. Viveram-se momentos de pânico.

A passagem do furacão Leslie na região Centro, no sábado, fez um morto em Armadouro, Pampilhosa da Serra. O homem foi encontrado esta manhã junto à sua casa e terá morrido na sequência de uma queda de dois metros da rampa de acesso à habitação para a estrada..

A tempestade provocou ainda 28 feridos – três dos quais agentes da Proteção Civil -, 61 desalojados e quase 1.900 ocorrências comunicadas à Proteção Civil, de acordo com o balanço mais atualizado desta autoridade, divulgado este domingo.
De acordo com o comandante Rui Laranjeira, da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), todos os feridos apresentavam ferimentos ligeiros, ainda que tenham sido transportados a uma unidade de saúde parar receberem tratamento. A ANPC registou ainda três pessoas assistidas no local, que não necessitaram de ser levadas a unidades de saúde.
A tempestade fez ainda 61 desalojados, 57 dos quais no distrito de Coimbra, um em Leiria e três em Viseu.

Além disso, noventa por cento das habitações de oito das dez freguesias de Soure sofreram danos na sequência do furacão Leslie, que atingiu a região Centro, no sábado, disse o presidente da Câmara, que vai decretar estado de calamidade pública no concelho.

A Mata Nacional do Bussaco, na Mealhada, distrito de Aveiro, foi encerrada ao público.

Quanto às ligações fluviais entre Setúbal e Tróia (Grândola), suspensas na noite de sábado devido ao mau tempo e forte agitação marítima, foram retomadas ao início da manhã deste domingo. Segundo a fonte da empresa, as viagens foram restabelecidas nos primeiros horários da manhã, as de catamarã às 06h20, e as de “ferry” às 07h30.

O distrito de Braga foi o que registou mais ocorrências.

Cerca de uma centena de quedas de árvores, inundações, desabamentos de estruturas edificadas ou outros elementos e movimentos de terras é o rasto da passagem da tempestade ‘Leslie’ nos distritos de Braga e de Viana do Castelo.

O Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga registou ainda seis inundações e quatro movimentos de massa.
Um dos deslizamentos de terra aconteceu na Estrada Nacional 205, em Geraz do Minho, concelho da Póvoa de Lanhoso, sendo necessária a intervenção de uma máquina da Câmara Municipal local para retirar a lama.
A GNR esteve no local onde o trânsito chegou a estar condicionado, sendo a situação que mais meios mobilizou.

Ainda no concelho da Póvoa de Lanhoso, a GNR registou, já hoje de manhã, um acidente, em Lanhoso, ao que tudo indica, causado pela lama que acabou com despiste contra um poste que ficou em risco de queda.
Deste acidente, não há feridos a lamentar.
Na vila da Póvoa de Lanhoso, em plena Praça Engº Armando Rodrigues, várias lojas tiveram inundações.
Na cidade de Esposende, um automóvel ficou danificado ao ser atingido por um andaime que caiu com a força do vento.
No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Esposende.

Cerca de 30 voos cancelados no sábado à noite

Cerca de 30 voos foram cancelados sábado à noite, nos aeroportos de Lisboa e do Funchal, segundo informação disponível no portal da ANA – Aeroportos de Portugal, a maioria devido à passagem da tempestade tropical Leslie.

Sem mencionar números, o porta-voz da ANA, Rui Oliveira, disse à Lusa que o mau tempo esteve na origem de “praticamente todos os voos cancelados”.

De acordo com o portal da ANA, foram canceladas durante a noite de sábado no aeroporto de Lisboa 19 chegadas e oito partidas de voos.

No aeroporto do Funchal foram canceladas duas aterragens.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou sábado 13 distritos sob aviso vermelho, o mais grave, por previsão de vento forte, e alguns também por agitação marítima, em consequência da passagem pelo território continental da tempestade tropical Leslie.

Na Madeira, o Leslie passou sem causar “ocorrências de relevo”, segundo o Serviço Regional da Proteção Civil.

No território continental, a tempestade, com o pico esperado até às 04h00 deste sábado, já provocou queda de centenas de árvores e cortes de energia em milhares de casas.

Queda de poste de iluminação pública provoca apagão em rua da Trofa
A queda de um poste de iluminação pública numa rua da Trofa, distrito do Porto, provocou um apagão naquela via logo após se começarem a sentir os efeitos da tempestade tropical Leslie, revelou à Lusa fonte dos bombeiros.

O primeiro de dois incidentes registados pelos Bombeiros da Trofa naquele concelho deu-se, segundo a mesma fonte, às 23h56 de sexta-feira.

Mais tarde, os bombeiros foram novamente chamados para retirar “uma árvore de pequeno porte” que caiu sobre uma viatura estacionada e sem passageiros no momento da queda