Este número resultará da substituição dos copos de plástico por copos de papel nas máquinas de vending de café.

 

Numa altura em que a sociedade está cada vez mais consciente dos impactos negativos associados ao consumo de plásticos descartáveis, os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) irão “eliminar”, sensivelmente, 90 000 copos de plástico, com a substituição dos mesmos por copos de papel nas máquinas de vending de café.

 

No âmbito do seu Plano Estratégico de Sustentabilidade, os SASUM chegaram a acordo com a NVending, empresa responsável pela gestão das máquinas de vending nos Campi da Universidade do Minho (UMinho), para a substituição dos copos de plástico por copos de papel.

 

Como referiu Diogo Arezes, responsável pela área da sustentabilidade dos SASUM, “o processo de substituição já está a ser operacionalizado e espera-se que, até ao final do presente mês de outubro, todas as máquinas de vending de café disponibilizem, unicamente, copos de papel”.

 

Recorde-se que os SASUM também adotaram esta prática ambiental em todos os bares e unidades alimentares afetas aos Serviços no passado mês de abril, com a substituição de todos os copos de plástico por copos de vidro reutilizáveis e com a eliminação do uso de palhinhas. Saliente-se que os resíduos plásticos podem precisar de centenas de anos para se decomporem na natureza.

 

Só no ano letivo de 2017/2018 foram consumidos mais de 90 000 copos de plástico na UMinho, pelo que este acordo vem reforçar o trabalho que os SASUM têm vindo a desenvolver no sentido de mitigar o seu impacto ambiental, procurando adotar comportamentos e ações mais sustentáveis e que promovam a qualidade de vida de toda a comunidade académica.