Chegou ao fim o Workshop para Líderes de Grupos de Pais “Anos Incríveis” organizado pela Associação Pais como Nós e a ADOLESCERE, que contou com quase duas dezenas de participantes.

Este workshop, de carácter prático, teve a duração de 21 horas – 25, 26 e 27 de outubro, em Braga, sendo considerado essencial para garantir a qualidade das intervenções implementadas por técnicos na comunidade e na comunidade clínica e um pré-requisito para a investigação com o Programa Básico para Pais.

As psicólogas Andreia F. Azevedo e Tatiana Homem (mentoras dos Programas “Anos Incríveis”em Portugal) e que estiveram na semana passada no Encontro Europeu de Mentores dos Programas “Anos Incríveis”, que decorreu em Forcalquier (Provence), foram responsáveis pelo desenvolvimento do workshop e pelo enorme entusiasmo, novas ideias e estratégias que partilharam.

O Programa “Os Anos Incríveis” faz parte de um conjunto de programas de educação parental, da autoria de Carolyn Webster-Stratton. Este programa é baseado em evidências e provam ser eficazes no aumento de práticas parentais positivas e apoiantes; na redução de práticas parentais negativas; na redução dos problemas de comportamento de crianças, nomeadamente problemas de oposição, falta de atenção,impulsividade e hiperatividade; e no aumento de comportamentos pró-sociais da criança, em casa e na escola.

Os participantes tiveram ainda direito aos certificado emitido pela agência “The Incredible Years”, em Seattle (EUA), livro “Os Anos Incríveis” e materiais de suporte.

A Adolescere continuará a desenvolver ações, workshops e formações para responder às necessidades da comunidade, através de uma maior oferta, diferenciado e inovadora quer para crianças, adolescentes e para as suas famílias, quer para profissionais que trabalhem nesta área de intervenção.

Esta é mais uma ação de sucesso, coincidindo com a comemoração do 3º aniversário da associação Adolescere e que promove o 1º Jantar Solidário, no dia 17 de novembro (sábado), pelas, 19h30 no Convento de Montariol, pretendendo constituir-se num momento de (re)encontro e de convívio entre todos aqueles que têm dado sentido a esta Associação.

 

Recorde-se desde o seu início, e partilhar o momento de criação de respostas urgentes para crianças e adolescentes em risco, tendo a ADOLESCERE – Associação de Apoio à Criança e Adolescente, assinado recentemente um protocolo com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Braga e estando a trabalhar junto da Segurança Social para estabelecer soluções nesta área.