Braga já tem um livro que retrata as expressões que nos identificam enquanto cidade, como ‘Ver Braga por um canudo’, ‘Mais velho que a Sé de Braga’ ou ‘És de Braga?’. O livro ‘Braga Cidade Bimilenar’, é um “representante visual” de Braga, que ilustra o património da cidade com cerca de dois mil anos de história, a sua cultura e “os hábitos das suas gentes”.

A sessão de apresentação do livro, da autoria do vereador Miguel Bandeira, dos pelouros do urbanismo, planeamento e património da Câmara de Braga, e de Libório Manuel Silva, responsável pelas fotografias, levou dezenas de convidados ao Theatro Circo, esta sexta-feira.

O vereador Miguel Bandeira, autor do livro, descreve-o como “um livro de fotografia de elevada qualidade, que tem por tema a nossa cidade dentro da perspetiva dos seus dois mil anos de história”, uma característica particular de Braga, que distingue a cidade de outras cidades portuguesas ou europeias, “e faz de Braga um local único que tem um património extraordinário, um património não só material, mas também imaterial”, continua.

O vereador identifica-se como “apenas o autor do texto”, texto esse que acompanha as fotografias e pretende mostrar, “de um modo impressivo e emotivo” a cidade que identifica e une os residentes. Continua, acrescentando que “o livro, de alguma maneira, é um embaixador de Braga, do seu património, e que nos traz, por via da imagem um profundo orgulho, um orgulho que não deve ser egoísta, deve ser de exaltação que é a nossa cidade”.