O Município de Braga vai atribuir medalhas de mérito municipais a várias entidades e personalidades que se notabilizaram pelos seus feitos cívicos ou méritos pessoais. A proposta foi aprovada ontem, durante a reunião descentralizada do Executivo Municipal que teve lugar na União de Freguesias de Este, em Este S. Pedro.

No total, serão 44 medalhas de mérito que serão atribuídas no próximo Domingo, dia 2 de Dezembro, numa cerimónia que irá decorrer no Altice Forum Braga, no âmbito das comemorações do dia de S. Geraldo, padroeiro da Cidade.

A medalha de Grau Honra será atribuída o Centro Regional de Braga da Universidade Católica.

Já medalha de Grau Ouro será atribuída a António Cunha, ex-reitor da Universidade do Minho; Armando Osório, presidente da delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa; João Torres, pároco das Freguesias de Priscos, Guisande e Tadim; e a título póstumo a medalha será atribuída a Henrique Moura, antigo Vereador e deputado Municipal, e a Manuel Silva e Costa, professor fundador do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho.

A medalha de Grau Ouro será também atribuída a diferentes instituições da Cidade. Nesse sentido, o Asilo de S. José; a Associação Encontros de Imagem; o Jornal Diário do Minho; o Grupo Desportivo Maximinense; o Hóquei Clube de Braga; o Lar Conde de Agrolongo; o Grupo de Musica Tradicional Portuguesa ‘Origem Tradicional’; a casa ‘Pereira das Violas’ e a Recauchutagem Ramôa serão agraciadas pelo Município durante esta cerimónia.

A medalha de Grau Prata será atribuída a Abílio Peixoto, editor do suplemento de Cultura do Diário do Minho (a título póstumo); Aida Alves, directora da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva; Almeno Alves, actor; Artur Sousa Bastos, médico dermatologista; Constantino Gonçalves, fundador da Associação Acabados e dirigente do Agrupamento Francisco Sanches (a título póstumo); Daniel Machado, cientista; Fernando Lima, médico; Fernando Santos, alfarrabista; Fortunato Azevedo; ex-árbitro internacional; Helena Santos, artista plástica; José Barroso; ex-jogador Sporting Clube de Braga e internacional pela Selecção Portuguesa; José Manuel Macedo, antigo dirigente da Associação Cultural e Recreativa de Dume (a título póstumo); José Ferreira, director da Direnor; José Peixoto Rodrigues, empresário (a título póstumo); José Ribeiro, atleta; Júlio Ferreira, atleta olímpico de Taekwondo; Lucinda Machado Pinto, fundadora da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Vale d´Este (a título póstumo); Luís Fernandes, músico e programador artístico; Maria Marta Lobo de Araújo, investigadora e autora do livro premiado pela Academia Portuguesa de História sobre as Convertidas; Pedro Fraga, CEO da empresa F3M e Pedro Leitão, jornalista (a título póstumo).

O Município de Braga vai também atribuir a medalha de Grau Prata a instituições da Cidade. A Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho (ARCUM); Associação Cultural e Festiva ‘Os Sinos da Sé’; o Arsenal Clube da Devesa; a Escola de Dança ‘Ent’Artes’; a Fundação Bomfim; o Gabinete de Apoio à Vítima da APAV; a PRIMAVERA BSS e a SEPREM serão também homenageadas pela Autarquia Bracarense.

A entrega de medalhas inicia-se às 18h00, do próximo Domingo, dia 2 de Novembro, no Altice Forum Braga, numa cerimónia aberta á população.