Neste mês de Dezembro que se aproxima, Braga volta a assumir-se como Cidade Natal. A iluminação acende-se dia 1 de Dezembro, numa cerimónia mágica que promete juntar milhares de Bracarenses, e a animação prolonga-se até 31 de Dezembro.

Como afirmou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação do ´Braga É Natal 2018´, este momento especial ganhou na Cidade uma vivência muito particular e um dinamismo verdadeiramente exponencial no que se refere ao ritmo de crescimento. “Foi uma aposta que efectuamos no reforço da atractividade deste período, seguindo o mote de que Braga é um destino natural para o período natalício e que este deve viver-se na rua”, referiu.

Por seu turno, Domingos Macedo Barbosa, presidente da Associação Comercial de Braga, realçou o impacto significativo que este período tem no comércio local. “Estimamos que as vendas de Natal no comércio de Braga cresçam 5% face ao ano anterior, que nos estabelecimentos de restauração e bebidas se verifique uma aceleração de negócios na ordem dos 10% face a 2017 e que, durante o mês de Dezembro, sejam transaccionados cerca de 100 milhões de euros no comércio, turismo e serviços, com um fluxo de visitantes e consumidores no centro de aproximadamente dois milhões de pessoas ao longo de todo o mês de Dezembro”, disse.

Vasto programa engloba cerca de 200 actividades

Música, dança, teatro, circo, literatura, cinema, exposições, mercados de rua e gastronomia irão marcar o quotidiano do centro histórico que transbordará a sua acção por todo o território do Concelho. A quadra natalícia será celebrada com um vasto programa cultural onde se apresentam mais de 200 espectáculos e animações.

Da programação do ´Braga É Natal´ destaca-se a Parada de Natal, que este ano acontece no dia 9 de Dezembro, a tradicional Fogueira de Natal e o Bolo-Rei Gigante, no Largo do Pópulo no dia 15 Dezembro. A mítica Corrida de São Silvestre de Braga sai para a rua no dia 16 de Dezembro com 5 mil atletas a entrarem no espírito festivo que caracteriza esta prova.

No que se refere às crianças, são mais de 70 actividades livres entre teatros, ciclos de cinema, oficinas, musicais e muitos desafios pelas praças. Destaque para o espectáculo teatral “O Principezinho”, pelo Jangada Teatro, no dia 02 Dezembro, no Altice Fórum Braga, com entrada livre. Junto ao Theatro Circo haverá ainda uma pista de gelo e na Avenida Central um Globo de Neve que prometem fazer as delícias dos mais novos.

Este ano a Avenida contará com um palco que receberá coros, grupos musicais e escolas de dança da cidade e viverá os maiores momentos de fantasia entre os dias 18 e 22 com o grande espectáculo “Carrilhão de Natal” pela Companhia Internacional La Tal.

Passagem de ano com Virgul como cabeça de cartaz

A passagem de ano será novamente celebrada na Avenida Central com concertos de Sound Profile, Mastiksoul, Virgul e DJ Ruy Vercetti. No dia 1 de Janeiro, da parte da tarde, sobem ao palco Bruno Almeida e a Farra Minhota.

A partir de 10 de Dezembro começam os cantares de Reis e Janeiras em diversas instituições do Concelho, culminando a 13 de Janeiro com o tradicional Encontro de Grupos de Reis no Altice Forum Braga.

Esta é a imagem do Natal Bracarense: repleta de riquíssimas e seculares tradições natalícias, presépios movimentados ou vivos construídos pela comunidade, deliciosas iguarias para provar entre familiares e amigos, cânticos e convívios à volta da lareira e muita alegria na rua.

Consulte a programação completa em: http://www.cm-braga.pt/archive/doc/Programa_A5_final_web.pdf