Uma delegação de Ivano-Frankivsk visitou a Cidade de Braga para participar na Segunda Semana de Solidariedade da Ucrânia. Liderada pela vereadora da Cultura, Nadia Zagurska, esta visita serviu para aprofundar os laços de amizade que unem a cidade ucraniana com Braga, com quem está geminada desde 2016.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e Firmino Marques, vice-presidente, receberam a delegação ucraniana, no sentido de acertar próximos passos nesta cooperação, nomeadamente ao nível cultural, da economia e do turismo. Sendo Braga candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027, haverá motivos de cooperação, como aconteceu já com a actuação da banda de Ivano-Franksvki “Namysto”, no Auditório Vita na passada Sexta-feira. Segundo o Autarca Bracarense, “esta parceria é muito importante, pois são duas cidades com uma história e um património muito relevante, com quem temos muito a partilhar e aprender neste processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura. Além disso, temos uma comunidade ucraniana muito relevante na sociedade Bracarense, completamente integrada, que é um exemplo e que é importante para Braga”.

“A relação com Ivano-Frankivsk, como cidade geminada com Braga, já saiu do papel e está já a ser preparado um programa de intercâmbio com jovens de classes mais desfavorecidas, a exemplo do que temos feito com Clermont-Ferrand, em França”, referiu o Ricardo Rio. A ideia desta futura colaboração passa por receber jovens ucranianos num campo de férias em Braga, enviando posteriormente a Ivano-Franksvki um grupo de jovens bracarenses. “A ideia é arrancar já em 2019 com este projecto, criando uma ponte relevante entre os dois povos”, acrescentou o Edil.

Nadia Zagurska referiu que Ivano-Franksvki “leva muito a sério esta parceria com Braga e queremos colocar também a nossa história e tradições ao serviço de Braga, a quem já convidamos para estar presente em Maio nas nossas celebrações do dia da cidade. Queremos também aumentar as relações com instituições de Braga e foi nesse sentido que convidámos a Associação Comercial de Braga a estar presente num evento na Ucrânia”.

A delegação de Ivano-Franksvki reuniu também com a InvestBraga e Associação Comercial de Braga, onde também estiveram representados a Câmara de Comércio Luso-Ucraniana, com o vice-Presidente Vadym Krakhmal e a Embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets. Nesta reunião foram discutidas medidas de colaboração entre os dois países, com especial incidência entre Braga e Ivano-Franksvki; e participou também na sessão de agradecimento da Embaixada da Ucrânia em Portugal à Assembleia Municipal pela condenação do genocídio “Holodomor”, perpetrado nos anos 30 pela União Soviética contra o povo ucraniano, onde morreram mais de sete milhões de pessoas.