É um dos ingredientes mais comuns em qualquer discussão familiar. O tempo que se passa no Facebook.

Seja a meio de um jantar de família ou de uma conversa importante, o Facebook parece estar sempre lá para nos distrair, levando-nos a questionar quanto tempo passamos a usar a aplicação.

A rede social agora permite saber isso e até estabelecer limites na forma como usa a aplicação em qualquer smartphone. Para lá chegar basta três passos. Depois de abrir a aplicação, selecione o menu no canto inferior direito. Deslize para baixa até aparecer a opção “definições e privacidade”. Logo aí pode ver a opção: “O tempo que passaste no Facebook”.

De seguida abre-se um gráfico em que pode ver o tempo que passa na app em cada um dos dias da semana. Uma das hipóteses que aí surge é a de limitar o tempo que gasta na aplicação. Na opção “Gerir o seu tempo”, pode definir um lembrete que o vai alertar sempre que ultrapassar um determinado período de tempo.

Além disso, neste mesmo menu tem a possibilidade de potenciar o seu Feed. Em “Preferências do Feed de Notícias”, pode escolher quais as pessoas que pretende ver primeiro sempre que abre o Facebook, escondendo aqueles “convidados” de que menos gosta.