O Dia Internacional dos Voluntários celebra-se esta quarta-feira, 5 de dezembro, com várias iniciativas a decorrer ao longo do dia. Sessão de entrega de prémios às 15h30, na Biblioteca Municipal Raul Brandão.

As comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, numa organização do Município de Guimarães, estão centradas na homenagem aos voluntários, com início esta quarta-feira, 5 de dezembro, e prolonga-se ao longo da semana seguinte com a disponibilização de atividades de bem-estar e lazer.

O programa das iniciativas para esta quarta-feira começa com um passeio pelos pontos de interesse históricos da cidade, às 10h00. Segue-se um almoço convívio, após o qual será realizada a cerimónia de entrega dos Prémios Anuais do Banco Local de Voluntariado de Guimarães, que contempla voluntários e instituições promotoras de voluntariado. Esta sessão tem início às 15h30, na Biblioteca Municipal Raul Brandão.

O dia encerra com um jantar-convívio promovido pela Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa.

Este ano, e como forma de agradecimento e retribuição, as comemorações imprimem particular destaque e protagonismo aos voluntários do Banco Local, cujo papel é valioso e imprescindível para a promoção e realização de inúmeras iniciativas que têm lugar anualmente em Guimarães.

Dia Internacional do Voluntariado

O Dia Internacional do Voluntariado é celebrado todos os anos no dia 5 de dezembro. A data foi proclamada em dezembro de 1985 pelas Nações Unidas e tem como objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.

O voluntariado é um ato de cidadania, sendo cada vez mais uma componente importante no percurso de vida das pessoas, contribuindo para reduzir as disparidades sociais e para promover a necessidade e o dever de ajudar o próximo. Para o voluntário é também um ato recompensador, ajudando a alcançar o sentimento de auto realização.