Entre os dias 7 e 9 de Dezembro o Mosteiro de Tibães será palco da Augusta Con – Convenção Internacional do Jogo, um projecto que foi um dos vencedores do Orçamento ´Tu Decides!´ do ano transacto e que assume o compromisso de mostrar os jogos de tabuleiro nas suas múltiplas vertentes: lúdica, educativa, cultural, social, inclusiva, empreendedora e criativa.

O evento, dinamizado pela Associação Cidade Curiosa, inclui centenas de Jogos, Formações, Workshops, Debates, Cosplay, Roll-play, Torneios, Demos, Protótipos, Stream’s, Entrevistas, e sobretudo muito convívio e diversão. Os participantes terão acesso a uma Ludoteca com mais de meio milhar de títulos, não esquecendo as ultimas novidades.

De acordo com Sameiro Araújo, Vereadora do Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Braga, os jogos de tabuleiro fomentam a união e são ´óptimos pretextos´ para reunir toda a família, estimulando a sociabilização e a criatividade. “Este tipo de iniciativas faz com que se recupere uma tradição que se foi perdendo com a proliferação das novas tecnologias, pelo que esta convenção relembra-nos da importância dos jogos de tabuleiro”, disse.

Existirão espaços dedicados aos war-games e para Roll Playing Games, assim como um espaço dedicado às famílias com jogos de construção e uma oficina (AKICURIOSOS) onde se poderão construir os próprios jogos em madeira e levar para casa. As actividades são totalmente gratuitas.

O horário do evento é o seguinte: 7 e 8 de Dezembro (Sexta-feira e Sábado) das 09h às 02h e 9 de Dezembro (Domingo) das 09h às 18h.