Concentração “coletes amarelos” em Braga


Ao contrário da informação incluída na peça “Coletes amarelos” portugueses querem “amplificar descontentamento“, publicada esta quarta-feira, a manifestação dos “coletes amarelos” em Braga está marcada para as 06:00 da manhã e não para as 18:00 horas (06:00 da tarde), desta sexta-feira, 21 de dezembro.

A porta-voz do Movimento Coletes Amarelos Portugal (MCAP), Ana Vieira, disse hoje esperar o máximo de pessoas possível no protesto de sexta-feira, de modo a “amplificar o descontentamento” que considera existir entre a população.

“Queremos juntar todas as vozes portuguesas. O que nós pretendemos com a nossa página é juntar o máximo de pessoas possível, para que todas tenham a sua voz. Amplificar o descontentamento da população que é real”, referiu Ana Vieira, em declarações à agência Lusa.

Ana Vieira explicou que o objetivo principal do protesto é fazer com que os cidadãos portugueses sejam ouvidos pelos governantes, relatando que o MCAP ainda não foi contactado por qualquer membro do Governo.

A declaração da porta-voz surge após uma atualização do manifesto divulgado esta manhã, em que foram retirados os dados quantitativos das reivindicações, como o aumento do salário mínimo, uma decisão que, segundo Ana Vieira, foi tomada por unanimidade dos membros do movimento.

De momento, vários movimentos estão a convocar os cidadãos através da redes sociais para saírem à rua em vários pontos do país na próxima sexta-feira, tentando imitar o movimento dos “coletes amarelos” de França, mas sem violência.

“As nossas intenções é que tudo corra pacificamente e harmoniosamente. Vamos fazer de tudo para preservar essa intenção”, contou.

Nó de Ínfias, em Braga. Foto: O MINHO (via Google Earth)

Em Braga, os “coletes amarelos” irão concentrar-se no nó de Ínfias, na entrada Norte da cidade, motivo pelo qual a PSP já alertou para eventuais condicionamentos no trânsito naquela zona.

A “concentração/manifestação, devidamente comunicada e aceite pela Câmara de Braga, sobre o tema ‘Coletes Amarelos Vamos Parar o Minho’” terá início às 6:00 horas e é sugerido aos automobilistas que procurem trajetos alternativos.