Prepare a carteira: Preços dos combustíveis vão subir na segunda-feira

Os preços dos combustíveis vão ficar mais caros na próxima segunda-feira, com a subida a ser mais pronunciada no caso do gasóleo.


Os preços dos combustíveis vão ficar mais caros no arranque da próxima semana, sendo que a subida será mais pronunciada no caso do gasóleo. Esta será assim a segunda semana consecutiva de aumentos dos preços de ambos os componentes, que iniciaram o ano em mínimos.

Assim, a gasolina vai custar mais um cêntimo e meio, ao passo que o gasóleo vai ficar mais caro três cêntimos, apurou o Notícias ao Minuto junto de fonte do setor.

Esta será assim a segunda semana consecutiva de aumentos, depois de os preços dos combustíveis terem descido durante 12 semanas, entre o final de 2018 e o arranque deste ano. 

Na quinta-feira, o preço médio do gasóleo simples era de 1,310 euros por litro, ao passo que a gasolina simples 95 era de 1,411 euros por litro, segundo dados da Direção-Geral de Energia e Geologia. 

Combustíveis em debate no Parlamento

O tema dos combustíveis já foi debatido esta sexta-feira no Parlamento pela mão do líder parlamentar do PSD, que acusou o Governo de ter dado com uma mão a baixa de três cêntimos na gasolina e depois ter “retirado pela calada” com a outra, através do aumento da taxa de carbono.

António Costa sublinhou que esse aumento da taxa de carbono já estava previsto no Orçamento do Estado aprovado pelo parlamento e desafiou o PSD a esclarecer a sua posição face ao problema das alterações climáticas, que classificou como “o maior desafio da humanidade”, numa altura em que o PSD já não tinha tempo de resposta.