O céu noturno do mês de agosto vai oferecer não uma, mas sim duas superluas que culminam numa rara luz azul.

O fenómeno da superlua ocorre quando uma lua cheia está perto do seu ponto mais próximo da Terra, fazendo com que pareça até 14% maior e 30% mais brilhante em comparação com quando está mais distante.

A primeira superlua vai ser visível na noite do primeiro dia do mês, 1 de agosto, quando a lua cheia nasce no sudeste, aparentando ser um pouco mais brilhante e maior do que o habitual. Isto acontece porque estará mais perto do que normal, a apenas 357.530 quilómetros de distância. 

A lua estará ainda mais próxima na noite de 30 de agosto, a 357.344 quilómetros de distância. Por ser a segunda lua cheia no mesmo mês, será o que se chama de “lua azul”.

Segundo a NASA, Mercúrio e Marte, que podem ser visíveis a olho nu, vão aparecer no céu quando a superlua nascer na terça-feira.

Uma lua cheia acontece uma vez em cada ciclo lunar, que dura 29,5 dias. Como a lua viaja em um caminho elíptico, em vez de circular, há momentos em que está mais próxima do que noutras. A primeira superlua deste ano aconteceu na noite de 3 de julho.

A última vez que duas superluas completas apareceram no mesmo mês foi em 2018 e a próxima vez será apenas em 2037, segundo o astrónomo italiano Gianluca Masi, fundador do Projeto Telescópio Virtual.