Situação Preocupante: Autoridades Identificam Crianças como Mensageiros do Tráfico de Drogas

As autoridades policiais têm vindo a alertar para uma situação alarmante: menores de 12 anos, suspeitos de integrarem grupos criminosos, estão a ser usados como correios de droga, portadores de dinheiro ilícito e até mesmo envolvidos em casos de roubo contra outros jovens da mesma faixa etária. Segundo dados recentemente divulgados pelo Comando Territorial de Braga, durante os primeiros 10 meses do ano passado, foram identificadas 64 crianças com menos de 12 anos suspeitas de envolvimento em atividades criminosas, um número que tem vindo a aumentar desde 2019.

De acordo com o relatório final da comissão que analisou a delinquência juvenil, tanto a Guarda Nacional Republicana (GNR) como a Polícia de Segurança Pública (PSP) têm vindo a identificar menores nesta faixa etária associados a atividades criminosas. Até outubro do ano passado, a GNR registou 55 casos semelhantes, enquanto a PSP identificou nove crianças entre os 6 e os 11 anos suspeitas de pertencerem a grupos criminosos.

Hugo Guinote, chefe de divisão de Prevenção Pública e Proximidade da PSP, explicou que algumas destas crianças estão envolvidas em grupos dedicados ao tráfico de drogas, onde frequentemente desempenham o papel de transportar pequenas quantidades de substâncias ilícitas ou dinheiro. Além disso, há relatos de menores que cometem crimes como roubos e furtos, especialmente contra outras crianças da mesma idade, uma realidade que tem preocupado as autoridades.

Guinote destacou ainda que muitos destes jovens referenciados pela polícia possuem armas brancas, acrescentando que todas estas crianças estão em situação de perigo. A PSP comunica imediatamente estas situações ao tribunal de família e menores, que pode decidir retirar a guarda aos pais e encaminhar as crianças para instituições de apoio social.

Embora os tribunais não enviem crianças com menos de 12 anos para centros de acolhimento, são acionadas respostas da rede de proteção para garantir o bem-estar dos menores. Felizmente, casos envolvendo crianças nesta faixa etária são considerados raros, mas a recente tendência preocupa as autoridades.

Para enfrentar este fenômeno, a PSP tem realizado ações de sensibilização nas escolas, com resultados positivos na redução de ocorrências com armas no espaço escolar. No entanto, a polícia está agora a concentrar esforços em fiscalizações nos locais onde estes jovens se reúnem, visando evitar conflitos e prevenir a prática de crimes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here