Jornalista e comentador Pedro Cruz falece aos 53 anos após batalha contra o cancro

O jornalista e comentador Pedro Cruz, figura reconhecida no panorama mediático português, faleceu neste domingo aos 53 anos, vítima de um cancro. A TSF foi a primeira a noticiar o seu falecimento, citando fontes próximas da família.

Com uma paixão pelo jornalismo desde os 11 anos, Pedro Cruz graduou-se na Escola de Comunicação Social do Porto. Com uma carreira que abrange três décadas, iniciou-se no jornalismo em rádios locais, posteriormente passando pela TSF, pela SIC e pelo Diário de Notícias.

Ao longo da sua trajetória, desempenhou diversas funções de coordenação, destacando-se como diretor-executivo da TSF de setembro de 2021 a setembro de 2023. Na SIC, ocupou o cargo de subdiretor de informação, enquanto no grupo Global Media assumiu a posição de diretor de inovação.

Para além do seu papel editorial, Pedro Cruz também se destacou como repórter de guerra, tendo testemunhado conflitos em locais como Kosovo, Síria, Albânia, Haiti, Líbano e Ucrânia. Em 2022, foi um dos primeiros jornalistas portugueses a chegar à Ucrânia, apenas algumas horas após o início da invasão russa.

Para além do seu trabalho jornalístico, Pedro Cruz partilhou o seu conhecimento dando aulas na Universidade Católica Portuguesa. Mais recentemente, assumiu o papel de comentador na CNN Portugal.

A sua partida deixa um vazio no jornalismo português, sendo recordado não só pelo seu profissionalismo, mas também pela sua dedicação e coragem no exercício da profissão.