Guimarães apresenta equipamento de higiene urbana para dejetos de animais

Domingos Bragança pretende a colocação das novas peças de mobiliário urbano nos Parques de Lazer do concelho.

 

A Câmara Municipal de Guimarães apresentou esta segunda-feira, 10 de dezembro, duas novas peças de mobiliário urbano que pretendem combater a problemática dos dejetos dos animais no espaço público, instaladas no Parque da Cidade – Costa. O projeto foi desenvolvido pelo Município de Guimarães e Laboratório da Paisagem, com o apoio da Vimágua e Centro de Valorização de Resíduos e designa-se por WCão.

 

“Este projeto tem incorporado objetivos no âmbito da economia circular e sustentabilidade ambiental, mas importa realçar o objetivo central que é a capacidade de resposta que estamos a dar a um problema que afeta as vias públicas”, salientou o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães no momento da apresentação do WCão, que contou com a presença da Vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, do Presidente do Laboratório da Paisagem, Jorge Cristino, da Presidente do CVR, Cândida Vilarinho e do Presidente da Vimágua, Armindo Costa e Silva.

 

“Estamos perante uma combinação perfeita daquilo que se pretende para uma cidade orgânica e biológica”, realçou Domingos Bragança e apontou que estes equipamentos “devem ser disseminados pela Cidade e pelos vários Parques de Lazer existentes no concelho”.

 

Depois do EcoPontas e do Papa-Chicletes, que já se espalharam pelo país, Guimarães terá agora duas novas estruturas capazes de contribuir para a redução dos dejetos de animais.

O WCão que nasceu no âmbito do Projeto de Resíduos e Higiene Urbana, integrado na estratégia G4CE – Guimarães para a Economia Circular, disponibilizando ainda sacos biodegradáveis para os utilizadores. As duas estruturas terão igualmente uma preocupação com a sustentabilidade. A estrutura maior, desenhada para os parques de lazer ou zonas verdes, incorpora o conceito de coberturas verdes, promovendo a biodiversidade e o aproveitamento da água das chuvas, com um bebedouro para animais, além de que incorpora esferas de argila e carvão ativado utilizado na cobertura verde e no filtro da água da chuva, resultante de um processo de valorização das pontas de cigarro recolhidas no Ecopontas.

 

A sessão contou com a presença das crianças da EB1 de S. Roque que evidenciaram mensagens esclarecedoras para a recolha de dejetos dos cães na via pública, através de um conceito de educação e sensibilização para esta problemática e ainda um número protagonizado pela Associação Vimaranense Super Cães.