Golo ‘solitário’ de Murilo fez a diferença a favor dos gilistas.

O Gil Vicente deu, ao final da tarde deste domingo, mais um passo em frente no sentido de garantir a manutenção no principal escalão do futebol português, ao sair vitorioso da visita ao Famalicão, por 1-0, em jogo a contar para a 20.ª jornada.

Os homens da casa dispuseram de diversas oportunidades para marcar, e acertaram, inclusive, por duas vezes em cheio nos ferros da baliza à guarda de Stanislav Kritciuk, por intermédio de Jhonder Cádiz e Iván Jaime.

No entanto, o conjunto orientado por Daniel Sousa resistiu, tendo o golo que fez a diferença surgido aos 51 minutos, quando Murilo Souza aproveitou um erro de Francisco Moura para recuperar a bola e, de seguida, fazer o gosto ao pé.

Com este triunfo, o Gil Vicente passa a somar 22 pontos e ascende, provisoriamente, à 12.ª posição da I Liga, passando a deter uma vantagem de sete pontos sobre o Santa Clara, equipa que mora imediatamente abaixo da ‘linha de água’ e que saiu derrotada da visita ao Arouca.

Quanto ao Famalicão, permanece com 21 pontos e é 14.º classificado, em igualdade com o Rio Ave, equipa que ainda vai receber o Estoril, às 19h00 (hora de Portugal Continental) de segunda-feira.

João Pedro Sousa, treinador do Famalicão, na sala de imprensa, após derrota por 1-0 frente ao Gil Vicente:

«Antes de falar do jogo, quero falar de outra situação porque infelizmente hoje perdemos um amigo no Famalicão. O Rui Coelho era um jovem que trabalhava comigo na análise aos jogos e há muito que lutava contra uma doença. Hoje perdemo-lo e quero deixar aqui um abraço à família.

Hoje tivemos muito Famalicão. Se eu fosse resultadista, eu diria que faltou muita coisa, mas a minha obrigação é tentar fazer uma análise fria do jogo. Fizemos um jogo muito competente, fizemos o que preparamos, criamos dificuldades no Gil Vicente, tivemos oportunidade do Cadiz, mas nos poucos momentos em que cometemos erros, um deles deu golo.

Infelizmente não conseguimos recuperar. Não conseguimos empatar, que seria justo, mas tenho de dar os parabéns ao Gil Vicente porque tem uma boa equipa. Foi um bom jogo, mas infelizmente não conseguimos ganhar.

[sai feliz com a exibição?] Sim, saio feliz. Fizemos um bom jogo, mas não quero balizar o trabalho destes jogadores só hoje. Se formos para trás, temos estado bem em muitos jogos. Esta semana tivemos três jogos e fomos sempre muito competitivos. Saio frustrado porque não consegui ajudar os jogadores a virar o jogo».

Daniel Sousa, treinador do Gil Vicente, na sala de imprensa, após vitória por 1-0 frente ao Famalicão:

«Vitória muito importante pelos três pontos e pelo que representa para o grupo, que teve espírito de sacrifício, solidariedade e isso é muito importante. Mais do que questões táticas, do que questões estratégicas, é realmente isso que levamos daqui.

[o que disse aos jogadores ao intervalo] Entrámos um bocado mais ativos. Precisávamos de uma reação mais forte e foi isso que pedimos e obtivemos dos jogadores na segunda parte. Na primeira para sofremos um conjunto de contingências que não eram espectáveis. As lesões condicionaram as substituições porque passámos a ter só mais um momento para fazer substituições.

[três bolas ao ferro do Famalicão] Tivemos uma pontinha de sorte, mas quem viu o jogo do