Vimaranenses bateram Portimonense e ‘roubaram’ lugar da tabela ao Casa Pia.

O Vitória SC venceu neste sábado o Portimonense por 1-0, em jogo da jornada 20 da I Liga. Os vimaranenses somaram a terceira vitória seguida na I Liga e continuam a alimentar o momento de forma que já os colocou nos lugares de acesso à Europa.

O único golo do encontro foi apontado por Jota Silva, aos 22 minutos, a passe de Bruno Varela. O guardião esticou a jogada para o avançado que bateu Nakamura no duelo individual antes de marcar. Até ao final, os algarvios tiveram maior iniciativa, mas não materializaram em golo as oportunidades que tiveram.

Com este resultado, o Vitória SC sobe provisoriamente na tabela para o quinto lugar, somando 33 pontos, mais três que o Casa Pia e menos cinco que o Sporting. Já o Portimonense, que tinha vencido no último encontro, volta às derrotas, 11 até ao momento, seguindo com 23 pontos no 11.º lugar da I Liga.

Declarações de Moreno, treinador do Vitória, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o triunfo (1-0) sobre o Portimonense:

«A sensação é boa, porque neste campeonato tão competitivo não é fácil ter três vitórias consecutivas. Estávamos preparados, o Portimonense é muito isto, tem seis atletas com mais de 1,80m, levam o jogo para o duelo, o que cria desconforto no jogo. Agrada-me a forma como a equipa reagiu em campo, e praticamente não permitimos oportunidades na primeira parte. Foi mais do mesmo, não conseguimos fazer o segundo golo, a equipa não fica tranquila e a forma do adversário estar em campo causa desconforto. Reconheço que não foi uma grande qualidade de jogo, mas a forma como os jogadores perceberam o que o jogo estava a pedir deixa-me muito orgulhoso».

[Jota Silva] «Tem feito uma época muito boa. Vou-me repetir, mas como o Jota temos o Ibra(ima Bamba), o Amaro que começou a jogar, o Dani, que estavam na Liga 3. Satisfaz ver o que eles crescem, mas não se pode relaxar; o Jota tinha de fazer aquele segundo jogo, não se pode relaxar por já ter feito um golo. Não pode jogar para a semana, mas nunca fui de me lamentar, por agora é desfrutar da Vitória e depois pensar no próximo jogo».

Declarações de Paulo Sérgio, treinador do Portimonense, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após a derrota (1-0) frente ao Vitória de Guimarães:

«Foi um jogo dividido, com muita luta, duas equipas com uma proposta parecida, a quererem pressionar alto. Não houve muitos espaços para fazer coisas mais limpas e o Vitória é feliz, porque aproveita, com mérito, um golo infantil nosso que já tínhamos cometido. Num jogo tão encontrado marcar primeiro é uma vantagem muito grande, tentámos tudo mas não conseguimos».

[Diaby mais subido?] «Verifiquei que os dois médios do Vitória não encolhiam, e adiantando o Diaby ficávamos mano a mano com os defesas do Vitória. Ao intervalo pedi para explorar mais essa situação, o Tiago e o Dani não baixavam, mas não fomos lestos a explorar isso. Foi um jogo dividido em que quem marcou primeiro teve uma vantagem muito grande, cometemos aquele erro capital.