O Braga recebeu e venceu, este sábado, o Tondela, por 2-1, depois de ter estado a perder, no jogo que abriu o do Grupo B da terceira fase da Taça da Liga.

Xavier colocou o Tondela na frente aos oito minutos mas a equipa da casa deu a volta ao resultado na segunda parte com golos de Dyego Sousa, aos 57, de grande penalidade, e Fábio Martins, aos 77.

Com este triunfo, o Braga assumiu a liderança do Grupo B, com três pontos.

Os vencedores dos quatro grupos, que se disputam a uma volta, qualificam-se para fase final, que se realiza entre 22 e 26 de janeiro de 2019.

Após 11 edições da prova, o Benfica lidera isoladíssimo o ‘ranking’ da Taça da Liga, com sete troféus (2008/09, 09/10, 10/11, 11/12, 13/14, 14/15 e 15/16), contra um de Vitória de Setúbal, Sporting de Braga, Moreirense e Sporting.

Declarações de Abel Ferreira, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, depois do triunfo por duas bolas a uma frente ao Tondela, no jogo inaugural do Grupo B da Taça da Liga:

«Era importante [marcar posição na Taça da Liga], era isto que queríamos, trabalhámos muito para disputar e vencer este jogo com qualidade e intensidade perante um adversário que sabíamos que ia ser difícil. No ano passado vencemos 1-0 esta equipa, foi preciso cansar muito esta equipa para vencer quase no fim. Acima de tudo este jogo fica marcado pelo foco total e absoluto dos meus jogadores nas tarefas que tínhamos e fazer. Ao intervalo disse para termos calma e dinâmica e continuar a insistir na forma como estávamos a jogar. A nossa dinâmica ofensiva dá oportunidade de criar situações de golo. O adversário foi muito eficaz e meteu-nos em sentido, é muito difícil estar focado durante noventa minutos e temos vindo a trabalhar nisso. Mantivemos a calma e não fomos precipitados. Fomos capazes de ter discernimento, calma e paciência para vencer. Parece-me que a vitória é justíssima pelo que fizemos nos noventa minutos».

Declarações de Pepa, treinador do Tondela, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, depois da derrota por duas bolas a uma frente ao Sp. Braga, no jogo inaugural do Grupo B da Taça da Liga:

“Foi um bom jogo, equilibrado na primeira parte, na segunda parte desequilibrado em termos emocionais da nossa parte, depois o Braga carregou, criou várias oportunidades de golo e chegou à vitória com mérito”, disse ainda, abordando a expulsão de Jorge Fernandes.

“Dentro de campo as emoções são muito fortes e há uma pessoa que controla o jogo, que é o árbitro, e está tudo dito. É preciso perceber as coisas, ele não foi mal-educado com ninguém, uma chamada de atenção bastava, mas é um erro que não vai voltar a acontecer. No segundo golo, não tenho nada a apontar ao Braga, [mas] o Xavier estava praticamente a desfalecer, o Braga não tem de colocar a bola fora, mas mais uma vez quem controla o jogo é que tem de decidir”, terminou.