No seguimento do comunicado do Partido Socialista de Vieira do Minho, enviado à vossa redacção esta manhã, o Executivo Municipal presta o seguinte esclarecimento

No Verão de 2021, aquando da conclusão da obra de requalificação da Praça Dr. Guilherme de Abreu, foram entregues chaves dos pilares que vedavam o acesso à zona das esplanadas e do coreto aos dois únicos proprietários dos estabelecimentos comerciais, para que estes pudessem efetuar exclusivamente cargas e descargas de mercadoria.

Após sucessivas e constantes reclamações relativas ao uso indevido daquele espaço (circulação e estacionamento de qualquer viatura) por parte dos utilizadores da Praça, a Câmara Municipal alertou os proprietários para a utilização responsável da chave que permitia destrancar os pilares metálicos.

A proprietária da Pastelaria da Nova, depois de mais uma vez ter sido alertada, referiu que não se responsabilizava pela correta utilização da chave do pilar que regulava o livre acesso à Praça Dr. Guilherme de Abreu.

Perante esta posição, e uma vez que os abusos no estacionamento e circulação continuavam, a Câmara Municipal decidiu bloquear o acesso a este espaço definitivamente.

Lamentamos que o comunicado do Partido Socialista sirva apenas para defender o interesse de uma das suas militantes/simpatizantes, esquecendo que a fruição daquele espaço público é de todos e não apenas de alguns.

De forma alguma está em causa a segurança de bens ou pessoas e muito menos dos moradores, até porque os veículos de emergência têm livre acesso não só aquele espaço, como a toda a Praça Dr. Guilherme de Abreu.

Este Executivo que muito se tem empenhado em transmitir uma boa imagem da nossa Vila, com a requalificação das praças e o melhoramento dos jardins, que são o espelho de todos os Vieirenses, não pode aceitar o capricho de uma comerciante, que deveria ser a primeira a perceber que o acesso restrito àquele espaço é do seu interesse comercial.