A cidade de Guimarães, no distrito de Braga, é uma das três finalistas no concurso para Capital Verde Europeia 2025, selecionadas pelo compromisso de enfrentar os desafios ambientais urbanos, divulgou hoje a Comissão Europeia, em comunicado.

Outro dos critérios da seleção como finalista do galardão anual que premeia os esforços feitos para melhorar o ambiente urbano é a persecução do “objetivo de mostrar que é possível tornar-se ecológico, independentemente do ponto de partida”.

“Cinco cidades europeias mostram o caminho para a resiliência e sustentabilidade, entrando na fase final dos prémios Capital Verde Europeia [atribuído a núcleos urbanos com mais de 100 mil habitantes] e Folha Verde Europeia [menos de 100 mil habitantes]”, refere o comunicado, divulgando ainda que as concorrentes de Guimarães são Graz, na Áustria, e a capital da Lituânia, Vílnius.

Para a categoria da Folha Verde são finalistas Treviso, em Itália, e Viladecans, em Espanha.

Os finalistas terão de apresentar-se a um painel de jurados – mostrando a sua visão ambiental global e a sua governação, bem como a estratégia de comunicação para o ano do seu título – e os vencedores nas duas categorias serão anunciados em 05 de outubro em Talin, a Capital Verde de 2023.

A vencedora da Capital Verde Europeia receberá um prémio financeiro de 600 mil euros para aplicar a sua estratégia e incentivar os seus cidadãos e partes interessadas a participar ativamente.

O título Folha Verde Europeia pode ser atribuído a uma ou duas cidades, sendo o prémio de 200 mil euros a cada vencedor.

Lisboa foi Capital Verde Europeia em 2020, enquanto Valongo, em 2022 (a par da cidade holandesa de Winterswijk), e Torres Vedras, em 2015 (a par da cidade espanhola de Mollet del Vallès), foram galardoadas com a folha verde.

A ambas categorias podem concorrer cidades dos Estados-Membros da União Europeia (UE), dos países do Espaço Económico Europeu (EEE) e de países associados ao programa ambiental LIFE.