Unanimidade na Comissão Municipal de Proteção Civil. Documento será agora apreciado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

A Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) do Município de Guimarães deliberou por unanimidade o parecer favorável à atualização do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Guimarães (PMEPCG), em reunião realizada esta segunda-feira, 28 de janeiro. O documento seguirá para a Autoridade Nacional de Proteção Civil para aprovação e publicação, depois de ter sido considerado em discussão pública.

O PMEPCG é um plano de âmbito geral, elaborado para enfrentar a generalidade das situações de emergência que se admitem para o âmbito territorial e administrativo do Município de Guimarães. Esta é a quarta revisão ao Plano inicial, elaborado em 2002, sendo esta a versão do Plano 2019 elaborada para a generalidade das situações de emergência e que podem resultar em acidentes graves ou catástrofes que afetem populações, património edificado, ambiente e atividades socioeconómicas, nomeadamente através de riscos naturais, tecnológicos e mistos.

Após a aprovação pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, compete à CMPC do Município de Guimarães a ativação do PMEPCG. Tanto a ativação, como a desativação do PMEPCG, devem ser comunicadas de imediato à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), através do Comando Distrital de Operações de Socorro. Paralelamente serão informados da ativação e desativação do PMEPCG, as Juntas de Freguesia, os Municípios contíguos afetado e a comunicação social.

A reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil foi presidida pela Vereador Sofia Ferreira e contou com representantes de diversas entidades e instituições como Bombeiros Voluntários de Guimarães, Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Polícia Municipal, Comando Distrital Operações Socorro (CDOS), Vitrus, Vimágua, Hospital Srª. da Oliveira ­– Guimarães, Águas do Norte, EDP Distribuição, Ascendi, Altice, Regimento Cavalaria n.6, Centro Distrital da Segurança Social, Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, Cruz Vermelha de Guimarães, Infraestruturas de Portugal, Corpo Nacional de Escutas do Núcleo de Guimarães e Assembleia Municipal.