No total, foram 20 medalhas individuais (6 de ouro, 4 de prata e 10 de bronze) e o título coletivo.


Na Covilhã, muito perto do céu, asestrelas do Taekwondo da Associação Académica (AAUMinho) cumpriram com a sua missão: brilhar ao mais alto nível e conquistar títulos! No total, foram 20 medalhas individuais (6 de ouro, 4 de prata e 10 de bronze), o título coletivo,e a garantia de que esta nova geração de atletas está à altura dasexpectativas!

Num ano de renovação no Taekwondo da AAUMinho, que agora já não conta com os “pesos-pesados” Rui Bragança, Nuno Costa ou Jean Michel-Fernandes, esta nova geração de atletas liderada também ela por um jovem treinador, Suraj Maugi, deu boa prova de si, como se pode confirmar pelos resultados.

Maugi, o novo responsável pela modalidade na academia minhota fez um balanço “muito positivo”do desempenho da equipa, destacando que este foi o ano em que a AAUMinho conquistou mais medalhas na vertente técnica (6).

“O trabalho que temos vindo a fazer nos últimos meses com os atletas mais novos nesta vertente, pagou dividendos e contribuiu de forma decisiva para o título coletivo”, referiu o treinador.

Na parte da técnica, as medalhas foram então conquistadas por: Francyne Perini (Relações Internacionais) e Ricardo Guimarães (Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores) – ouro pares mistos. Inês Messias (Criminologia e Justiça Criminal) e Pedro Cruz (História) – prata pares mistos. Marcos Andrade (Mestrado Integrado em Engenharia Informática) – prata individual. As três medalhas de bronze foram conquistadas por Ana Carneiro (Biologia Aplicada), Pedro Cruz (História), ambos a nível individual, e nos pares mistos, medalha para a dupla Ana Coelho (Doutoramento em Ciências da Saúde) e Marcos Andrade.

Nos combates, onde tradicionalmente a AAUMinho é mais forte, provou-se que a tradição ainda é o que era. No total, foram 14 medalhas, cinco delas de ouro. Ana Coelho, André Semanas (Mestrado Integrado em Engenharia Física), Joana Cunha (Mestrado em Engenharia Industrial), Júlio Ferreira (Arquitetura) e Sofia Cruz (Design e Marketing de Moda) foram então coroados campeões nas suas respetivas categorias de peso. As duas medalhas de prata foram para Filipa Bastos (Engenharia Biomédica) e Patrícia Bastos (Psicologia). As sete medalhas de bronze foram para: Fátima Gomes (Engenharia Têxtil), Francisco Costa (Engenharia Física), Gabriel Abreu (Biologia Aplicada), Joel Gama (Engenharia Informática), Marcos Andrade, Marisa Simões (Medicina) e Ricardo Guimarães (Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores).

A AAUMinho conquistou o primeiro lugar da classificação coletiva, tendo a UPorto ficado em segundo ea AAUAveiro em terceiro.