Ikea vai lançar o aluguer de mobiliário

Primeira experiência começa este mês na Suíça e abre caminho à mudança do modelo de negócio do IKEA, com um modelo de subscrição de móveis.

Ikea vai mexer de novo no modelo de negócio. Depois de renovar o conceito das lojas, a marca sueca de mobiliário e artigos domésticos vai testar o aluguer de mobiliário. O primeiro teste será feito na Suíça, onde os clientes poderão alugar mobiliário de escritório e armários de cozinha, em vez de comprá-los.

A informação é confirmada pela Ikea Portugal que, contactada pelo PÚBLICO, diz que “estão a ser exploradas novas soluções, em fase inicial de testes”, em determinados mercados como a Suíça, que será o primeiro país a experimentar o aluguer de artigos. A filial portuguesa não esclareceu se este modelo será testado em Portugal.

“Vamos trabalhar com outros parceiros para que os nossos clientes possam alugar mobiliário. Quando o período de aluguer terminar, o cliente devolve-o e pode trocá-lo por outro artigo”, explica Torbjorn Loof, líder da Inter Ikea, detentora da marca Ikea, em declarações ao jornal Financial Times. E em vez de deitar fora os artigos, estes serão devolvidos à Ikea, que poderá recuperá-los e colocá-los à venda como artigo de segunda mão, prolongando assim o ciclo de vida dos nossos produtos”, acrescenta.