Braga na senda do Investimento Social

Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, marcou presença na sessão de abertura da conferência ‘O Papel das Empresas na Mobilização do Mercado de Investimento Social’, que decorreu no Altice Forum Braga.

Na ocasião, Firmino Marques registou “com natural agrado a presença fortíssima” de Instituições de Solidariedade e de Empresas Bracarenses, dando nota do “esforço conjunto que tem vindo a ser implementado pela Autarquia Bracarense no que respeita também às políticas sociais”, referiu o Autarca, durante a sessão que também contou com a presença do presidente do ‘Portugal Inovação Social’, Filipe Almeida, e da representante da secção Norte, Helena Loureiro.

Portugal Inovação Social é uma iniciativa pública de âmbito nacional que pretendecontribuir para a dinamização de iniciativas de inovação e empreendedorismosocial em Portugal. Entre os 217 projectos de inovação social, a região doNorte é uma referência, com o maior número de projectos arrecadados. Nestaconferência foram apresentados os quatro instrumentos de financiamento, comespecial enfoque nos títulos de impacto que têm como objectivo apoiar projectosinovadores orientados para a obtenção de resultados sociais e ganhos deeficiência em áreas prioritárias de política pública. Todo este investimentopelos investidores sociais é reembolsado na totalidade para além dos benefíciosfiscais inerentes ao investimento.

Para ilustrar esta conferência, Vera Vilaça, da empresa Balanças Marques, apresentou o testemunho da empresa na parceria para o impacto com a ‘U.Dream’, uma start-up que tem como missão mudar vidas, acompanhando e realizando os Sonhos de crianças com problemas graves de saúde.   

Foram ainda apresentados três projectos Bracarenses de potenciais títulos e/ou parcerias para o impacto, (Bic Innovation, eSolidar e SiosLife) pretendendo assim fazer acontecer o encontro entre projectos e investidores sociais.

Numa fase final, Carlos Santos apresentou o projeto Human Power Hub (HPH) – Centro de Inovação Social de Braga, uma parceria para o impacto da Fundação Brácara Augusta e da Câmara Municipal de Braga. Este projecto visa criar várias iniciativas empreendedoras de base social em áreas de transição na Cidade de Braga e no âmbito de várias tendências de Inovação Social, permitindo experiências e prototipagem de projectos sociais, empoderamento social e apoio a pessoas em situações de dificuldade social, económica e geográfica. O cidadão é o centro deste HPH que terá a responsabilidade de promover iniciativas sociais e incubá-las no hub que abrirá portas durante o mês de Março no Edifício do Castelo.