A13ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) acontece nos próximos dias 21e 22 de Fevereiro – Fase Municipal – Concelho de Braga, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, responsável pela sua organização, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares e os Agrupamentos de Escolas.
O objectivo central do Concurso Nacional de Leitura – que se desenvolve em quatrofases distintas – é estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências deexpressão escrita e oral nas crianças e jovens do concelho de Braga.
Nesta Fase Municipal estão envolvidos 90 alunos de todos os ciclos de ensino do concelho apurados na 1ª fase do concurso – fase escolar. 54 alunos do 1º e 2º ciclos e 36 do 3º ciclo e ensino secundário. Todos os Agrupamentos de Escola participam, incluindo o Conservatório de Música da Gulbenkian, o Externato Infante D. Henrique e os colégios D. Pedro V e João Paulo II. Serão apurados quatro finalistas de cada ciclo de ensino, num total de dezasseis alunos, que irão representar Braga na Fase Intermunicipal (CIM) em Barcelos.
Braga será o Município anfitrião da fase final do Concurso de Leitura que trará alunos de todo o país à cidade dos arcebispos. O Município tem incrementado o seu apoio à rede de bibliotecas concelhia tendo, no ano transacto, atribuído doze mil euros à respectiva rede com o intento de potenciar as valências e o papel preponderante que o espaço biblioteca desempenha na escola.
Segundo a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias, “o Concurso Nacional de Leitura tem-se mostrado integrador de múltiplas literacias, desempenhando um papel cada vez mais decisivo de capacitação das crianças e dos jovens. É de salutar o contributo assaz importante do concurso para o desenvolvimento de capacidades de leitura expressiva e de argumentação dos alunos concorrentes. É com júbilo que Braga vê 90 dos seus alunos a representar o Concelho”.
A integração explícita e intencional em projectos e actividades realizadas neste âmbito fomentam competências nas áreas da leitura e interpretação constituindo, assim, uma estratégia para o sucesso escolar e o desenvolvimento educativo e cultural dos jovens alunos.
De salientar que as obras a concurso seleccionadas pelo júri na Fase Municipal são da autoria de Sophia de Mello Breyner Andresen. Trata-se de uma homenagem à escritora no ano em que se comemora o centenário do seu nascimento. Estas celebrações têm também recinto no programa Poesia ao Centro.