O futebolista argentino Lionel Messi ganhou hoje a Bola de Ouro pela oitava vez em sua carreira, aumentando o recorde de prêmios de Melhor do Ano após a temporada 2022/23, na qual foi campeão do mundo pela Argentina.

O prêmio da France Football para o melhor jogador masculino da temporada foi entregue ao astro argentino de 36 anos, atualmente no Inter Miami dos Estados Unidos, que na temporada em questão jogou no Paris Saint-Germain na França, com 41 jogos e 21 gols, conquistando o título de campeão francês. No entanto, suas conquistas com a seleção nacional foram ainda mais notáveis.

Os argentinos venceram a Copa do Mundo de 2022, realizada no Catar no meio da temporada, devido às altas temperaturas no país, com o atacante atuando como capitão e principal destaque, marcando sete gols em sete jogos.

Este é o oitavo troféu do argentino número 10, que também venceu em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e 2021, estabelecendo um recorde entre as 67 edições do prêmio da France Football, superando os cinco prêmios do português Cristiano Ronaldo.

Em segundo lugar ficou o norueguês Erling Haaland, campeão europeu pelo Manchester City, e o francês Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain) em terceiro. O vencedor de 2022, o francês Karim Benzema, ficou em 16º lugar este ano.

O melhor jogador português foi Bernardo Silva, também do Manchester City, em nono lugar, com Rúben Dias, outro jogador do City, em 30º. António Silva, do Benfica, ficou em oitavo no prêmio para jogadores com menos de 21 anos, que foi concedido ao inglês Jude Bellingham (Borussia Dortmund).

No futebol feminino, o prêmio foi para a espanhola Aitana Bonmatí, estrela da seleção espanhola que se sagrou campeã do mundo, e do FC Barcelona, campeã europeia, ficando à frente da australiana Sam Kerr (Chelsea), que ficou em segundo lugar, e de uma compatriota e colega de equipe no Barcelona, Salma Paralluelo, que ficou em terceiro lugar.