Greve dos enfermeiros: Normalidade voltou ao Hospital de Braga

hospital-de-braga-interior

O Ministério da Saúde disse hoje que a normalidade regressou aos dez hospitais onde decorre a “greve cirúrgica” dos enfermeiros nos blocos operatórios, onde se inclui o Hospital de Braga e os hospitais de São João e Centro Hospitalar do Porto, Centro de Entre Douro e Vouga, Gaia/Espinho, Tondela/Viseu, Garcia de Orta, Centro Hospitalar de Coimbra, Centro Hospitalar Lisboa Norte e Centro Hospitalar de Setúbal.

Numa nota enviada à agência Lusa, o Ministério indica que em todos os dez hospitais “foi retomada a atividade normal nos blocos operatórios”.

A greve dos enfermeiros em blocos operatórios que decorre desde 31 de janeiro levou ao adiamento de 56% das 4.782 cirurgias previstas na primeira semana da paralisação, indicava um balanço do Ministério da Saúde divulgado no dia 11 de fevereiro. Nessa semana, no Hospital de Braga, das 666 cirurgias previstas foram adiadas 305, o que corresponde a 46%.

Entre 31 de janeiro e 08 de fevereiro, a greve, marcada até ao fim do mês, provocou o adiamento de 2.657 cirurgias nos blocos operatórios nos centros hospitalares abrangidos.

A greve mantém-se, uma vez que pelo menos um dos sindicatos que a convocou não a suspendeu.