José Manuel Fernandes desafia jovens para uma Europa mais forte e humanista

O eurodeputado José Manuel Fernandes lançou esta segunda-feira, em Guimarães, o desafio para uma participação activa dos jovens na defesa de uma União Europeia mais forte e com melhor capacidade de intervenção para promover valores humanistas e vencer os grandes desafios que se colocam à sociedade actual e às futuras gerações.

«Mais do que nunca, hoje percebemos que num mundo global só temos força se estivermos unidos, só vencemos os desafios se derrubarmos os egoísmos e os nacionalismos. É em partilha que melhor podemos defender a nossa soberania e os nossos interesses», afirmou José Manuel Fernandes, numa sessão sobre o futuro da UE que teve lugar na Escola Secundária Martins Sarmento.

Em defesa do lema europeu “Unidos na diversidade”, o eurodeputado vilaverdense do PSD sustentou que «Portugal é um dos países com mais interesse na partilha e na possibilidade de uma intervenção integrada na UE no contexto global».

José Manuel Fernandes deixou ainda o alerta para a evolução recente dos nacionalismos e populismos, «num mundo em que se destacam figuras como Trump, Putin, Xi Jinping e Bolsonaro».

Em seu entender, a UE torna-se, neste contexto, «cada vez mais fundamental no mundo para a defesa de valores humanistas, da democracia e liberdade, do desenvolvimento económico e social, da qualidade de vida dos cidadãos».

O “Brexit” e as consequências em torno da indefinição da eventual saída do Reino Unido mereceram uma atenção especial dos alunos.

O eurodeputado alertou para o facto de os jovens britânicos serem maioritariamente contra o “Brexit” e a favor da manutenção na UE, mas terem optado por não votar no referendo, onde ressaltou uma campanha de desinformação sobre o que os britânicos contribuíam para a UE, omitindo-se os benefícios.