Temperaturas vão manter-se elevadas pelo menos até ao fim de semana

As temperaturas máximas vão manter-se elevadas no continente pelo menos até ao fim de semana, uma situação que resulta do anticiclone posicionado no Atlântico que está a bloquear a passagem de ondulações frontais, segundo a meteorologista Maria João Frada.

As temperaturas máximas verificadas e as esperadas podem contribuir, de acordo com a meteorologista, para a existência  de ondas de calor.

“Este ano temos tido sempre tempo muito seco, com anticiclones a bloquear a passagem das ondulações frontais que seriam habituais para o inverno e mesmo a primavera. Neste momento, temos o anticiclone a sudoeste das ilhas britânicas que estende a sua influência em direção aos Açores”, disse.

A meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou à Lusa que nos últimos meses o anticiclone está posicionado sobre o Atlântico, sobre o interior do continente europeu que estende a sua influência a Portugal continental.

“Esta influência dá sempre origem a um vento de leste com trajeto continental. Independentemente da posição, tem estado a fazer bloqueio à passagem dos sistemas frontais. Tem estado a fazer este bloqueio e infelizmente é o que vai acontecer nos próximos dias, não se prevendo precipitação com alguma abundância”, disse.

Maria João Frada lembrou que na primavera de 2018, os meses de janeiro e fevereiro foram secos, mas depois, a partir de 28 de fevereiro começaram a passar ondulações frontais e com a depressão veio a precipitação que se prolongou tardiamente até à primavera e início do verão.

“Assim, para os próximos dias vamos continuar com tempo seco, com vento do quadrante leste, de terra com trajeto continental e relativamente quente para esta altura do ano. O vento vai soprar com mais intensidade na costa sul do Algarve, sendo moderado a forte com rajadas da ordem dos 65 quilómetros por hora, o que está a gerar agitação marítima forte”, disse.

O IPMA emitiu aviso amarelo para o distrito de Faro devido à previsão de ondas com 2 a 4 metros com tendência para baixar para os 2 a 3 metros.

“Relativamente a temperaturas, estamos com valores acima dos valores médios para esta altura do ano desde o dia 22 e vão manter-se pelo menos até ao fim de semana. Não há grandes alterações tirando uma descida pequena da mínima pontualmente na região sul no dia de amanhã da ordem dos 02/03 graus Celsius”, disse.

Segundo Maria João Frada, as temperaturas máximas vão variar entre os 20 e os 25/ 26 graus na generalidade do território, sendo compatíveis com uma primavera avançada que estão a dar origem a valores acima dos habituais para esta altura do ano.