O Município de Braga informa que, por motivo da realização das Solenidades da Semana Santa 2019, são tomadas as seguintes medidas em matéria de trânsito:

-É proibido o estacionamento automóvel, entre as 19H00 do dia 11 e as 13H00 do dia 22 de Abril, em frente aos Calvários da Rua D. Paio Mendes, da Rua de S. Paulo e do Largo das Carvalheiras;

Dia 13 de Abril (sábado) – Procissão de transladação da imagem do Senhor dos Passos e Via Sacra Popular:

– É proibido o trânsito automóvel, entre as 21H00 e as 24H00, na Rua do Anjo, Largo de Santiago e Largo de S. Paulo, Rua do Alcaide, Largo Paulo Orósio, Rua de S. Paulo, Rua D. Gonçalo Pereira, Rua D. Paio Mendes e Avenida S. Miguel o Anjo.

Dia 14 de Abril (domingo) – Procissão dos Ramos e Procissão dos Passos:

– É proibido o estacionamento automóvel, entre as 08H00 e as 20H00, no lado poente (junto ao edifício da Irmandade de Santa Cruz) do Largo Carlos Amarante, na Avenida S. Miguel o Anjo, Rua D. Paio Mendes, Rua do Alcaide, Rua de S. Paulo e no arruamento Sul (em frente ao Centro de Saúde) do Largo Paulo Orósio;

– É proibido o trânsito automóvel, entre as 10H30 e as 12H00, no Largo de S. Paulo e na Rua D. Gonçalo Pereira;

– É proibido o trânsito automóvel, entre as 16H30 e as 20H00, no Largo Carlos Amarante, Avenida S. Miguel o Anjo, Rua D. Paio Mendes, Rua D. Afonso Henriques, Rua do Anjo, Rua do Alcaide, Rua de S. Paulo, Largo de Santiago, Largo Paulo Orósio e Largo de S. Paulo;

– Entre as 16H00 e as 20H00 o trânsito automóvel na Rua Dr. Rocha Peixoto pratica-se em sentido inverso, ou seja, no sentido Norte-Sul.

Dias 16 e 17 de Abril (terça e quarta-feira) – Cortejo Bíblico “Vós sereis o meu povo” (Procissão de Nossa Senhora da “Burrinha”):

– É proibido o estacionamento automóvel, entre as 19H00 do dia 16 e as 23H59 do dia 17, na Rua de S. Vítor, na área envolvente à Igreja de S. Vítor, na Rua da Restauração e na Avenida Central, incluindo nos lugares de táxis;

-É proibido o trânsito automóvel, entre as 19H30 e as 23H59 do dia 17, na Rua de S. Vítor, Largo da Senhora a Branca e Avenida Central;

– Os arruamentos incluídos na Área Pedonal terão o acesso automóvel interditado a partir das 19H00 do dia 17 e até ao fim da procissão.

Dias 17, 18 e 19 de Abril (quarta, quinta e sexta-feira) – Procissão do Senhor “Ecce Homo” e Procissão do Enterro do Senhor:

– É proibido o estacionamento automóvel, entre as 19H00 do dia 17 e as 23H59 do dia 19, na Avenida S. Miguel o Anjo, Rua D. Paio Mendes, Rua D. Gonçalo Pereira, Rua de S. Paulo, Rua do Alcaide, Rua dos Bombeiros Voluntários (a norte da Rua Dr. Rocha Peixoto), no arruamento Sul do Largo Paulo Orósio (em frente ao Centro de Saúde), no arruamento nascente e numa extensão de 10 metros das extremidades nascente dos arruamentos Norte e Sul da Praça Municipal e numa extensão de 10 metros em todos os cruzamentos por onde passam os percursos das procissões;

– É proibido o trânsito automóvel, entre as 19H30 e as 23H59 do dia 18 e do dia 19, na Avenida S. Miguel o Anjo, Rua D. Paio Mendes, Rua D. Gonçalo Pereira, Rua de S. Paulo, Rua do Alcaide, Rua do Anjo, Largo Paulo Orósio e Praça Municipal;

– Entre as 20H00 e as 23H59 dos dias 18 e 19 o trânsito automóvel na Rua Dr. Rocha Peixoto pratica-se em sentido inverso, ou seja, no sentido Norte-Sul;

– Os arruamentos incluídos na Área Pedonal terão o acesso automóvel interditado a partir das 19H00 dos dias 18 e 19 e até ao fim das procissões.

Em matéria de ocupação de espaço público com mobiliário urbano:

Nos termos do n.º 2 do Artigo I/29.º do Código Regulamentar do Município de Braga (CRMB), e visando salvaguardar a segurança e mobilidade públicas (imperiosas para o bom desenrolar do evento), é determinada a remoção voluntária de todo o mobiliário urbano colocado em espaço público (esplanadas, suportes publicitários, estrados, guarda-sóis, expositores, brinquedos mecânicos, arcas de gelados, grelhadores, floreiras, tapetes e contentores):

– No dia 13 de abril (sábado), nos seguintes locais: Rua do Anjo, Largo de S. Tiago e Largo de S. Paulo.

-No dia 14 de abril (domingo), nos seguintes locais: Largo Carlos Amarante, na Avenida S. Miguel o Anjo, Rua D. Paio Mendes, Rua D. Gonçalo Pereira; Rua D. Afonso Henriques, Rua do Anjo, Rua do Alcaide, Rua de S. Paulo, Largo de Santiago, Largo Paulo Orósio e Largo de S. Paulo.

– No dia 17 de abril (quarta feira), nos seguintes locais: Rua de S. Vítor, Largo da Senhora a Branca e Avenida Central, Largo de São Francisco, Rua Justino Cruz e Largo do Barão de São Martinho.

-No dia 18 e 19 de abril (quinta e sexta feira), nos seguintes locais: Rua da Misericórdia, Largo D. João Peculiar, Rua D. Diogo de Sousa, Avenida São Miguel Anjo, Campo das Hortas, Rua D. Paio Mendes, Rua D. Gonçalo Pereira, Largo de São Paulo, Rua de São Paulo; Rua do alcaide, Rua do anjo; Largo Carlos Amarante, Largo do Paço, Rua do Souto, Largo do Barão de S. Martinho, Rua de São Marcos; Rua Justino Cruz; Rua Eça de Queirós, Praça Municipal.

O mobiliário urbano colocado em espaço público deve ser removido / recolhido das ruas supra referidas, até às 20H00, nos dias 13, 17, 18 e 19 de abril, até às 10H00 (no período da manhã) e até às 16H00 (no período da tarde) no dia 14 de abril, de modo a não constituir obstáculo à circulação pedonal e aglomeração das pessoas para assistir à realização das solenidades.

Solicita-se ainda que, no intuito de valorizar a qualidade das celebrações em apreço, os operadores económicos diminuam a iluminação dos seus estabelecimentos,contribuindo assim para a solenidade das mesmas.

Agradecemos aos Órgãos de Comunicação Social a melhor divulgação possível para estas informações.