Foi inaugurada hoje, dia 15 de Abril, na Casa dos Crivos, a exposição “Páscoa de Artur Pastor”. Esta mostra fotográfica, que estará patente até dia 12 de Maio,é constituída por 33 fotografias provenientes do Núcleo Fotográfico do Arquivo Municipal de Lisboa.
Mais uma vez, o espólio de Artur Pastor (1922-1999) é apresentado publicamente em Braga, cidade à qual devotou um particular interesse. Os instantes captados pela sua “rolleiflex” legaram-nos uma Braga desconhecida para muitos de nós,particularmente no contexto histórico e social das décadas de 1950 a 1970.
Segundo Lídia Dias, vereadora da Cultura, estas fotografias permitem perceber como no passado recente se vivia este período da Semana Santa. “É o nosso património e o das nossas gentes. Através desta exposição conseguimos perceber uma época e enquadrar a importância destas celebrações”, afirmou.
Nessa transposição para o passado, viajar-se-á pelas tradições pascais na cidade de Braga e seu entorno, onde se destacam as procissões, mas particularmente o compasso pascal. Partindo desta mostra fotográfica poderemos entender melhor a história e evolução das solenidades bracarenses da Semana Santa.
A mostra resulta de uma selecção de obras contemporâneas, pictóricas e escultóricas, de carácter artístico, abstracto e figurativo, de evidente beleza e de uma singular expressividade e sensibilidade, capaz de fundir-nos num silêncio cheio de vida.
Noâmbito desta exposição estão agendadas visitas orientadas nos dias 23 e 30 deAbril e 7 e 14 de Maio, às 10h00. A entrada é livre