O presidente do Partido Democrático Republicano (PDR) defendeu hoje, em Caminha, a construção “imediata” da ligação ferroviária de alta velocidade entre as cidades do Porto e Vigo para reforçar as relações entre o Norte de Portugal e a Galiza.

“Há muitos anos que a ligação entre o Porto e Vigo está para ser construída. Esse eixo permitirá que os galegos utilizem como aeroporto principal, o aeroporto internacional do Porto. É inadmissível que um galego tenha de se deslocar até Madrid, fazer mais de 500 quilómetros, para depois se deslocar para fora de Espanha quando temos um aeroporto internacional tão perto, no Porto. O Norte de Portugal e a Galiza precisam desta sinergia”, referiu Bruno Fialho.

O PDR e o partido Compromiso Por Galícia (CxG), da Galiza, assinaram hoje um “protocolo de entendimento” para a criação de uma região Euro-Atlântica, numa cerimónia que decorreu nas muralhas situadas junto à Igreja Matriz de Caminha, no distrito de Viana do Castelo.

Para o presidente do PDR, Bruno Fialho, a ligação ferroviária de alta velocidade entre Porto e a cidade galega de Vigo seria uma “infraestrutura chave” e, além de diminuir a distância entre Espanha e os destinos internacionais, também iria beneficiar “o transporte de mercadorias”.

“Para o Norte de Portugal essa ligação vai permitir melhorar as acessibilidades à Galiza, reforçando as relações comerciais entre ambas as regiões e permitindo aumentar a oferta de voos e destinos que hoje não existem”, destacou.

Para Bruno Fialho, o acordo hoje assinado com o Compromiso Por Galícia (CxG) pretende “construir pontes que ajudem a criar uma eurorregião Galiza-Norte de Portugal, melhorando a qualidade de vida de portugueses e galegos”.

Na “base do compromisso está a proximidade territorial entre o Norte de Portugal e a Galiza e a necessidade de se criar uma estratégia conjunta que permita potenciar os diferentes recursos disponíveis em ambas regiões”.

Já Daniel Leirós do CxG, que integra a lista que concorre às eleições regionais de domingo na Galiza sublinhou as relações ancestrais entre os povos das duas regiões vizinhas e a necessidade de lhes dar continuidade no futuro, de forma sustentável e justa para todos”.

“Estamos aqui para construir e fazer esse futuro de irmandade e fraternidade entre a Galiza e Norte de Portugal”, adiantou o responsável do partido nacionalista galego.